Música: Ditadura Militar

A música dos personagens de Chico Anísio e Arnauld Rodrigues é bem interessante para trabalhar em sala de aula a temática repressão militar brasileira. Segue o vídeo e um breve comentário realizado por “Granuhha”.

“Baiano e os Novos Caetanos é o nome de um trio musical e humorístico composto pelos humoristas Chico Anysio, Arnaud Rodrigues e Renato Piau satirizando no título o conjunto Novos Baianos e o cantor Caetano Veloso.
Nascida nos anos 70 como uma sátira ao tropicalismo, a dupla formada por Baiano e Paulinho Boca de Profeta (personagens de Chico Anísio e Arnauld Rodrigues, respectivamente, no humorístico Chico City) trazia em suas canções letras divertidas e engajadas e um instrumental de primeira, com belos arranjos de violões, sanfonas e cavaquinhos, entre outros instrumentos. Clássicos como “Vô Batê Pá Tu”, que fala das delações na ditadura, e “Urubu Tá com Raiva do Boi”, uma crítica à situação econômica do país e ao falso milagre econômico brasileiro, e a bela “Folia de Reis”, fizeram de Baiano & Os Novos Caetanos um nome significativo no universo do samba-rock e da música rural” (Granuhha).
Visite também os blogs 
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
  1. Louise
    julho 21, 02:06 Louise

    Só pra dizer que adoro o blog! Apesar de não comentar sempre acho o conteúdo muito interessante e útil pra trabalhar em sala de aula!! Parabéns Cristiano!

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: