Multidisciplinaridade

O olhar sobre os fenômenos, especialmente sociais, não pode caracterizar-se como unidimensional, mas possuir como característica uma multiplicidade de ângulos de análise do objeto em estudo.

A foto acima nos fornece uma imagem – estática no tempo e no espaço, característico da fotografia – (Piúma, 22 de Fevereiro de 2010) nos induzindo a interpretar o espaço “projetado” ou “representado” na foto como harmônico, belo e tranqüilo. Tal sentimento é fortemente influenciado pelo foco escolhido pelo fotógrafo (nesse caso eu) escondendo o que eu não quis evidenciar: ao meu lado (3 metros de distância), cinco pessoas sujas, famintas e entregues ao vício – um deles menor de 18 anos.

Utilizo aqui o exemplo da foto como ilustração do que muitas vezes ocorre nas Ciências Humanas: um olhar unidimensional.

Ter um único ponto de observação, utilizar-se de uma única ciência, de um único instrumento de investigação ou uma única teoria é, no mínimo, miopia intelectual. A Sociologia deve buscando fornecer aos educandos uma visão de mundo transdisciplinar, objetivando propiciar um momento onde as diversas visões de mundo sejam expostas, discutidas, questionadas, revalidadas, reformuladas …

Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
  1. Eduardo Lineva
    setembro 22, 03:23 Eduardo Lineva

    Essa multidisciplinaridade e uma coisa que hoje em dia esta acontecendo muito e como você olhar para uma cidade bonita mas você não sabe que ela e a cidade que tem maior índice de pobres do pais então e como se você observasse o mundo a sua volta e olhar se ele tem dois sentidos se ele esta escondendo alguma coisa.
    As vezes isso acontece com nos mas nos não percebemos porque isso o propio nome ja diz "MULTI" quer dizer que tem dois sentidos.

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: