Viveram felizes para sempre

Certamente você deve ter ouvido falar da história da Branca de Neve, bem como no ponto final que contos nesta natureza apresentam através da célebre expressão: “E foram felizes para sempre”.
Os contos de fadas são usados como estratégia de socialização, sobretudo para crianças. Neles estão presentes algumas características da nossa sociedade. Algumas destas características se perpetuam até hoje  e garantem a hegemonia de certos grupos.
A partir das suas observações cotidianas sobre as relação de gênero da maioria das pessoas faça uma narrativa do “depois” tendo como base a imagem acima. Viveram felizes para sempre? Como viveram?
Feito isso, analise a história de vida que escreveu,  identificando as estratégias de dominação masculina e a relação entre os sujeitos com a instituição social casamento.
ronielsampaio@gmail.com

Graduado em Ciências Sociais pela UFPI, mestre em Educação pela UNIR e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
  1. Saymon Oliveiira
    setembro 18, 00:47 Saymon Oliveiira

    Neste pequeno texto é falado sobre os contos de fadas , que no final do conto tem a expressão "E foram felizes para sempre", uma expressão muito usada para contar historinhas as crianças, e a partir de observações, o que isso tem haver com a sociologia? Não tudo haver , mas tem formas diferentes de como pensar e adotar o caso estudado, sobre as expressões encontradas.

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: