A SOCIOLOGIA, UM BAR, O EQUILIBRISTA, UMA BEATA E A DARLENY: TUDO A VER!*

Autores
Cristiano das N. Bodart
Roniel Sampaio Silva
Desenhista
Carlos Keyti da
Silva Shimakura.

Diferentemente da Astronomia
e de outras ciências, temas sociológicos são assuntos de bar. Sabia? Os temas
discutidos são quase sempre sociológicos, mas a forma de discuti-los quase sempre
não o são. Como assim? Você deve estar se perguntado! É isso mesmo. Podemos
falar de assuntos de Sociologia sem pensar sociologicamente, assim como podemos
falar de problemas sociais e não sociológicos. Os problemas ou os temas sociais
discutidos no bar só passam a ser sociológicos quando apresentam, em sua
análise, um rigor científico próprio da Sociologia.

É comum todos acharem que sabem
explicar um determinado fenômeno social, como, a prostituição, o desemprego, a
moda, a pobreza, entre outros assuntos. Cada pessoa tenta explicar à seu modo.
Algumas explicações são até bem lógicas, outras sem o menor sentido. Algumas
buscam explicações na religião, no acaso ou no fenômeno em si.
É comum ouvir a expressão “olhe, a
questão é a seguinte…”. Certamente, quem usa esta frase quer ganhar o direito
de estar certo. Quem, também, não ouviu a famosa frase vinda dos mais velhos:
“desde que me entendo por gente é assim…” Ou ainda: “na minha época era assim…”.
Estas frases são usadas para impor uma suposta explicação verdadeira ou,
no
caso da última, apresentar uma explicação na defensiva, buscando deixar claro
que é assim, e que se não for é por que mudou de uns tempos pra cá. A verdade é
que a vida é como o futebol, todos se acham técnicos, capazes de explicar as
regras do jogo. O certo é que os fenômenos que acontecem em nossa volta nos
instigam a buscar compreendê-los.
Mas o que tem a Sociologia com isso? A Sociologia
se alimenta do cotidiano e ao mesmo tempo procura iluminá-lo. Em outras
palavras, é do cotidiano que o Sociólogo “pega” o fenômeno que irá estudar. Assim
acaba tratando da mesma coisa que o cidadão comum. O que muda é a forma de
explicar as coisas. Isso nos lembra um episódio que nos ocorreu, no ano de
2004, em um bar na cidade de Guaribas, localizada no interior do Piauí.
A noite estava quente e resolvemos, depois de um
congresso, ir a um bar. Não sabíamos que uma cidade tão pequena nos
proporcionaria tanta reflexão, e olha que não foi nas palestras. Quando chegamos
no local, havia uma roda de pessoas discutindo e apontando para uma mulher que
estava sentada em uma mesa ao lado. Devido a curiosidade, perguntamos qual era
o assunto.
 
Um
bêbado, conhecido como Equilibrista (entendi na hora o porquê do apelido), nos disse:
Nois tamu suntano a Darleny.
 
–               
Quem é Darleny? Perguntamos. 
–               
É que o Antoin disse que ela é quenga porque
quer. Disse Equilibrista.
 
–               
É pura safadeza dela! Gritou Antônio,
por detrás do balcão do bar.
Nessa hora, Equilibrista subiu na
cadeira, ou melhor, tentou se equilibrar nela, e antes de se espatifar no chão
gritou:
 
–               
Ela é quenga por semvergonhonhice.  
Ela gosta é da bufunfa. Num quer trabaiar!Ele gritou tão alto que uma beata, que
passava na frente do bar, ouvindo aquilo gritou em resposta, sem olhar para o ambiente:
é coisa do demo! Ela tá encapetada!
 
De
repente um silêncio. Parecia que a discussão havia acabado. Após alguns
segundos alguém gritou: pergunte prus cabras da cidade o porquê Darleny é
quenga. Percebemos que estavam falando de nós. Ficamos sem reação. Como nada
dissemos, Equilibrista sugeriu para que alguém perguntasse a própria Darleny.
Foto que não acorreu. Todos, exceto nós que nada dissemos,  concordaram, acreditando que só a Darleny
saberia responder essa questão. 
 
Nós então dissemos que éramos sociólogos e que poderíamos
ajudar. Logo veio duas “pergunta afirmativas” , enfáticas e bombásticas: e daí?
Estamos falando da Darleny e vocês vêm com essa religião? Equilibrista, depois
de entornar mais uma dose de pinga, disse: se nois caricesse de tirar o capeta dos
côro da cutruvia, nós chamava a beata que passou indagorinha por aqui. Nois tudim
é católico!
 
–               
Eu sou discrenti – gritou mais uma vez
Antônio por de traz do balcão.
 
– Te discunjuro Antoin. Diabeisso? Tá
duvidano de Deus? Perguntou equilibrista.
 
Fomos explicar o que era ser Sociólogo.
Todos se interessaram pela explicação, prestando atenção no que estávamos a
falar, até que afirmamos que havíamos estudado justamente para explicar a
situação da Darleny. Nesse momento gritaram para a Darleny: Eita cunhã que tu
tá famosa na capital! É a primeira vez que vejo universidade estudar quenga!
Tentamos dizer a eles que existiam
várias Darlenys no Brasil, quando alguém nos interrompeu dizendo: Darleny Danadinha
de Guaribas (assim ela era chamada na região) só tem uma!
 
Tentamos então explicar que existiam
mais coisas para além da Darleny – Danadinha de Guaribas. Buscamos argumentar
que existem fatores que influenciam as escolhas e o comportamento das pessoas.
Foi aí que Equilibrista falou algo que nos fez entender que a forma de enxergar
o mundo não é só questão de aprendizagem, mas também como “você está no mundo e
ele em você”. Ele nos interrompeu e disse: seus caba sociólugus, entendo o que tão
dizeno. Entonce é o como o caso da cachaça que mexe comigo, num é? Nessa hora ficamos
decepcionados com o resultado de nossa explicação. Quando ele prosseguiu: no
caso eu sou como a Darleny; o bar é a porcaria da sociedade, cheia de tipus de
bibidas; a beata a moralidadi e; a cana é aquilo que bebemos dessa sociedadi,
que leva nois a fazer coisas por querer e sem querer, pra além de nossa vontadi.
Acho que é isso que estão querendo dizer… Essa reflexão nos animava, até que
ele continuou… mas ainda acho que é por dinheiro, né não Antoin? – Claro que
não homi, é por servengonheza! Respondeu ele. Desistimos  de explicar e voltamos para a pousada onde
estávamos alojados.

Essa experiência nos serviu
para refletir sobre o pensamento sociológico, o pensamento religioso, o senso
comum e nossa posição no mundo.

A beata apresentou uma
explicação baseada na religião, não possuindo nenhuma racionalidade, antes
apoiando-se em suas crenças, o que chamamos de mito. Mito são todas as
explicações baseadas em deus ou deuses. Já Antônio e o Equilibrista se
apropriam do senso comum para explicar o caso de forma isolado do mundo, como
simples escolha autônoma de Darleny. 

Suas interpretações estavam
influenciadas pelas suas posições no mundo, assim como pela influencia deste em
sua vidas.

Gostaríamos que eles entendessem a
colaboração da Sociologia para compreender a questão da prostituição, sendo ela
parte de uma estrutura, um conjunto de fenômenos interligados que de certa
forma levou a Darleny àquela profissão. Assim, o caso desta mulher não era um
caso isolado, como se tivesse em uma redoma de vidro. Antes, trata-se de um
fenômeno fruto de nossa história, da pobreza, da falta de escolaridade, da
corrupção e tantos outros fenômenos interligados direta ou indiretamente. O
mais provável é que Darleny era prostituta devido sua história, a qual se
entrelaça com a história do país, especialmente do interior do nordeste. Órfã
desde os 6 anos de idade, criada pela tia como empregada, não teve condições de
estudar, foi obrigada pela tia a casar muito cedo, tendo três filhos e logo
ficando viúva. Darleny residia em uma das cidades mais pobres do Brasil, com
pouco mais de 4 mil habitantes. Guaribas era marcada pelo trabalho de
subsistência no campo e pelo preço elevado dos bens de consumo (devido ao
difícil acesso à cidade). Parece que para ela, que não tinha terra para plantar
o sustento de sua família, não havia muitas escolhas e nem condições de ter uma
visão do mundo diferente.  Parece que não
lhe restou nada além de ter que deitar-se com estranhos para garantir o seu
sustento e de seus três filhos.

Buscado ser críticos, no sentido de
duvidarmos de tudo o que nos veem aos olhos e ouvidos, estaremos nos aproximando
do pensamento sociológico. Se assim fizessem o balconista, o Equilibrista e a
beata, talvez entenderiam que não era bem uma escolha, ou por “sem-vergonhice”,
ou ainda por que o “diabo” a teria tomada. Antes, compreenderiam que o contexto
social a qual Darleny viveu a influenciou fortemente para essa escolha. Claro
que o raciocínio não para por aí. São necessários métodos científicos para compreender
como o fenômeno da prostituição atua e se situa na estrutura social, bem como
buscar identificar regras gerais capazes de explicá-lo.  Alguns temas
oriundos de conversas corriqueiras de bar, embora não tenham rigor científico, pode
ser dotado de uma certa lógica racional, o que é o primeiro passo em direção ao
conhecimento sociológico.

Embora o senso comum e a Sociologia
pareçam distantes, não são. Naquele bar de Guaribas, poderia ocorrer uma
discussão de caráter sociológico, desde que se atentasse para o método típico
desta ciência. Poderíamos encerar esse texto dizendo: Veja como a Sociologia é
útil! Mas optamos em terminar afirmando que o bar, o Equilibrista, a beata e a
Darleny era um cenário de pura Sociologia, apenas eles não sabiam. E você,
sabe? Talvez veio a seguinte frase à cabeça: “Eu nunca tinha pensado desta
forma”. Se isso ocorreu, fomos mais aptos do que naquele dia… naquele bar de
Guaribas.

          

*Texto publicado originalmente na Revista Café com Sociologia, ano1, nº1. Dez.2012.
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

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  1. Giuliana Gomes Siqueira
    setembro 25, 00:00 Giuliana Gomes Siqueira

    Achei bem interessante esse post, pois é o que sempre penso sobre Sociologia, ou pensava. É tipico perguntarem a importância da Sociologia na nossa vida, e o que eu entendi nesse post, foi que muitas vezes, sem nem percebermos, a Sociologia está no nosso meio. E pelo o que eu entendi, sobre os bares, que as pessoas que estão em um roda de pessoas em um bar, tem tendencia a se abrirem mais, a falar o que pensam, e sempre acaba rolando uma ''discussão'' entre eles, que as vezes estamos falando sobre assuntos de Sociologia sem mesmo sabermos. Então, o que eu penso é isso, Sociologia é algo que está sempre presente nas conversas, nos assuntos, mas nem percebemos ou sabemos que estamos falando algo Sociológico!

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