O uso de palavras cruzadas para fixar conceitos sociológicos

Por Roniel Sampaio Silva

É possível que para os alunos de Ensino Médio a “linguagem sociológica” cause certo estranhamento e as vezes até dificuldade. A fim de tentar contornar um pouco deste problema é importante aplicar metodologias e estratégicas que desafiem o aluno a tentar se familiarizar com  terminologias de maneira autônoma inicialmente e posteriormente com esclarecimento do professor.

Uma dica bem interessante para isso é o uso de Palavras Cruzadas. Ano passado, usei um aplicativo online no qual foi possível criar uma atividade tal qual mostrada aqui em forma de imagem. Para tanto, foi necessário o preenchimento de algumas informações do site. Em poucos minutos eu estava com o recurso pronto. Preparado para para saber como fiz? Então vamos lá:





Tutorial
2- Ao final da página tem um grupo de formulários, do lado esquerdo digite o termo ou terminologia, do lado direito digite a descrição ou o conceito relacionado.
3- Preencha quantos cadastros achar necessário.
4- Clique em “Make Puzzle” para agrupar as informações;
5- Selecione “Printable Html”, copie as informações para o word;

6- Pronto, sua atividade está elaborada.
Eis o resultado: clique aqui
PS: Tenha cuidado para que a metodologia não seja apenas mero “passa-tempo”. Na aula seguinte o professor deve explicar os conceitos de forma pormenorizada.
Os números citados em cada descrição correspondem ao intervalo de página que o conceito pode ser encontrado no livro do Tomazi.

ronielsampaio@gmail.com

Graduado em Ciências Sociais pela UFPI, mestre em Educação pela UNIR e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: