Documentário: Rastros no Subúrbio – Os Resquícios das Grandes Utopias

Ficha Técnica
Título: Rastros no Subúrbio – Os Resquícios das Grandes Utopias
Produção e Direção: David Vega
País de Produção: Brasil
Duração: 78 min
Ano de Lançamento: 2013

 

Sinopse:

A transição democrática no Brasil, após mais de duas décadas de ditadura militar, prometeu uma suposta liberdade que não veio (ao menos da maneira que foi idealizada), causando então uma decepção mútua para aqueles que depositaram todas as esperanças na abertura política.
Os casos de corrupção e injustiças regionais foram um balde de água fria à geração dos anos 80, que, diferente das anteriores, não lutaram pela revolução contra um regime autoritário, mas passaram a descrer nas instituições legalistas, fazendo uma inversão de valores, aliando-se aos velhos conceitos políticos-espiritualistas não vistos desde a década de 30.
Os grupos paramilitares de jovens Punks e Carecas logo entraram para o imaginário popular. Para alguns, figuras quixotescas sem relevância alguma, e, para muitos, foras da lei, vândalos, violentos e intolerantes.
Esse documentário terá os próprios integrantes como protagonistas, fazendo um histórico de tais grupos, desde seu início nos subúrbios paulistas até o leque de ramificações ideológicas que o movimento incorporou, onde eles próprios esclarecerão as suas aspirações para a sociedade (https://www.celtiberosedicoes.blogspot.com.br/).

Baseado na obra “Cadarços Brancos — Entre o Sonho e a Barbárie” de David Vega.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta