Sociologia no ENEM: uma análise crítica de Matiolli e Barbosa

Sociologia no ENEM é tema da revista “Sociologia, da editora Escala, em seu número 46, trás um artigo escrito por Thiago Oliveira Lima Matiolli e Alexandre Barbosa
Fraga
, ambos doutorando em Sociologia, um pela USP e o outro pela URJ, respectivamente.
Tal artigo não pode, ao meu ver, deixar de ser lido por professores de Sociologia, sobretudo do Ensino Médio. O artigo, intitulado “Sociologia no ENEM: uma análise crítica”, discute como a Sociologia tem se feito presente oficialmente no Exame Nacional do Ensino Médio desde 2009.
Os autores discutem de quais formas a falta de clareza da presença da Sociologia no exame pode interferir na percepção de sua importância junto a outras disciplinas da grande escolar. Apresentam ainda de quais formas a Sociologia marcou presença no ENEM, no período de 2009 a 2011. Para Matiolli e Fraga,

“Há pSociologia no ENEMouca participação direta da Sociologia no ENEM: ela aparece na contextualização de uma questão de humanas, na interseção com outra disciplina e na interpretação do trecho de um texto de um autor da sociologia, entre outras formas indiretas” (MATIOLLI; FRAGA, 2013, p. 15).

Os autores questionam que as questões de Sociologia que se fizeram presente no ENEM não têm exigido de forma adequada uma reflexão sociológica do educando. Destacam, ainda, de que forma conhecimentos sociológicos podem colaborar para responder questões da área de Humanas, assim como a desenvolver boas redações. Para eles, “a Sociologia tem grande potencial de dar um diferencial à redação” (p. 16).
O texto ainda indicam como o professor pode se apropriar das provas anteriores do ENEM para utilizá-las em suas aulas de Sociologia, sobretudo de forma interdisciplinar e transdisciplinar. O artigo ainda aponta caminhos de como preparar os alunos para os próximos exames.
A revista pode ser encontrada nas bancas de jornais. Não deixe de ler.
Referência
MATIOLLI, Thiago Oliveira Lima; FRAGA, Alexandre Barbosa. Sociologia no ENEM: uma análise crítica. Sociologia, nº 46. Escola: São Paulo, 2013.
Currículo Lattes de Thiago Oliveira Lima Matiolli (aqui) e Alexandre Barbosa Fraga (aqui)

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

Deixe uma resposta