Dica de música: Vida de operário – Pato Fu

Fim de expediente cinco e meia
Cartão de ponto, operários
Saem da fábrica cansados da exploração
Oito horas e de pé
Braços na máquina operando a situação
Crescimento da produção
E o lucro é do patrão
Semana é do patrão
Ganância é do patrão
Clique aqui para acessar a letra completa

 

(baixe a música aqui)

A música da Banda Pato Fú traz algumas reflexões sobre o cotidiano de muitos trabalhadores brasileiros e demais trabalhadores inseridos no sistema capitalista.

No primeiro momento da canção, o cartão rde ponto representa controle do tempo para garantir que o tempo destinado ao trabalho esteja dentro das metas de produção para exploração da força de trabalho. Além disso, há um relato da rotina desgastante de muitos operários os quais não têm acesso a bons serviços públicos e tampouco condições de trabalho. Por isso, a música critica o duplo destratamento do trabalhador tanto em relação ao patrão como em relação ao Estado.

Na segunda parte da música opera sobre o conceito da mais-valia que na concepção marxista perpetra as desigualdades sociais nas classes sociais, favorecendo sempre uma classe dominante em detrimento de uma classe dominada justamente pelo fato do excedente produzido pelo tabalho ir concentrando-se nos “bolsos do patrão”.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

33 Comments

  1. Assim nós estamos vivendo hoje trabalhadores que precisam acordar cedo e enfrentar onibus lotados, e voltar para casa a noite (se ninguem
    o assaltar) para receber salarios muito baixos! mas é assim parece que estamos de maos atadas para isso! ate fizemos protestos pra tentar mudar isso mas nao deu certo enfim é assim.

  2. Sim! é isso que estamos vivendo hoje, até parece a época dos escravos. Os operários recebem pouco, ninguém da valor ao seu trabalho… Além de fazer muito esforço e receber pouco as coisas ficam caras… Não estou falando de refrigerante, salgadinho estou falando de arroz, feijão… Agora alguém lembra o que ouve com o tomate?
    Claro né! Preço de um quilo de carne ou um pacote de arroz se não for muito exagero

  3. Adorei! muito legal realmente este texto trata do cotidiano dos trabalhadores e do sistema capitalista no qual vivemos.Em que o trabalhador levanta cedo, pega um ônibus lotado e vai trabalha para deixar seu patrão rico ,mais rico enquanto recebe um salário insignificativo.

  4. Os trabalhadores são uma parte em desvantagem, eles não tem os seus direitos respeitados, são desvalorizados. Pena que essa realidade persiste, mas pode ser mudada, temos que trabalhar juntos para o bem coletivo!

  5. gostei bastante. muito legal realmente este texto trata do cotidiano dos trabalhadores e do sistema capitalista no qual vivemos.Em que o trabalhador levanta cedo para trabalhar, pega um ônibus lotado e vai para o trabalho para deixar seu patrão rico ,mais rico enquanto recebe um salário insignificativo abaixo do que merece.

  6. legal!! isso que relata neste texto e o que vivemos nos dias de hoje por causa do capitalismo. hoje em dia uma das coisas mais importante na nossa economia e o dinheiro. condição financeira maior cada vez mais assim as pessoas que não tem muitas oportunidades trabalham como esse trabalhador da musica.

  7. Interessante!Mostra a realidade de vários trabalhadores.Acordam bem cedo,enfrentam ônibus cheios,passam horas e horas trabalhando,e ainda assim, muito deles não tem seus direitos respeitados, e não são valorizados pelas empresas,que só querem saber de explorar a força de trabalho,e do lucro!

  8. Achei muito interessante a letra dessa musica, pois o compositor nos mostra claramente como é a vida de um operário, que podemos dizer que desde o tempo da revolução Industrial, são uns dos mais explorados, com menos direitos, e com uma rotina muito difícil e desgastante.

  9. interesante mostra como a vida dos trabalhadores como e ruim,uma realidade cruel que esta demonstrada em forma de musica e tambem como os trabalhadores não são valorizados pelas empresas

  10. A música já diz tudo .. É simplesmente a realidade que os trabalhadores brasileiros vivem hoje em dia .. Passam 8 horas ou mais trabalhando .. Nem sempre recebem o que realmente devem receber .. Se matam pra pegar condução pra chegar no trabalho .. E no final das contas o lucro sempre é do patrão ..

  11. Infelizmente a vida de muitos trabalhadores e descrita nessa música.Os que mais trabalham são os que menos ganham, o governo impõem uma carga horaria de trabalho, afim de apenas se beneficiar através da exploração do trabalho e mais, pelos altos juros que pagamos!
    Isso é apenas a realidade de um trabalhador braçal brasileiro, que além de ganhar pouco, não e valorizado pelos bons "patrões", que alem disso acham que estão pagando muito.

  12. Adorei! muito legal realmente este texto trata do cotidiano dos trabalhadores e do sistema capitalista no qual vivemos..Acordam bem cedo,enfrentam ônibus cheios,passam horas e horas trabalhando,e ainda assim, muito deles não tem seus direitos respeitados, e não são valorizados pelas empresas,que só querem saber de explorar a força de trabalho,e do lucro!

  13. isso que relata neste texto e o que vivemos nos dias de hoje por causa do capitalismo. hoje em dia uma das coisas mais importante na nossa economia e o dinheiro. condição financeira maior cada vez mais assim as pessoas que não tem muitas oportunidades trabalham como esse trabalhador da musica.

  14. Achei muito interessante a letra dessa musica, pois o compositor nos mostra claramente como é a vida de um operário, que podemos dizer que desde o tempo da revolução Industrial, são uns dos mais explorados, com menos direitos, e com uma rotina muito difícil e desgastante.

  15. Muito interessante! Realmente na letra da música o autor conseguiu se expressar muito bem,e acabou retratando e repassando uma imagem bem legal da música,também com a ajuda do desenho e a organização musical,pois a vida de um operário não é nada fácil e a música interpretou bem.

  16. Nessa música o autor descreveu realmente como é o dia a dia de um operário, alguns dos problemas que eles enfrentam diariamente. E na imagem, retratou muito bem a situação, os operários passam o dia no batente apenas para alimentar o bolso de quem manda.

  17. Realmente, relata o cotidiano dos trabalhadores do país, pois excedem o seu horário de trabalho muitas vezes com cargas excessivas de trabalho, alem disso tudo, recebem baixos salários… Resumindo, os trabalhadores são explorados, ganham salários baixos e no fina quem sai tranquilo são os patrões.

  18. Este post apresenta uma musica que relata a situação atual de muitos trabalhadores. Conta a dura rotina em que vivem, no trabalho e na hora de irem embora para suas casas. Faz uma crítica ao Estado também, pelo mau transporte que possui, no trecho da música em que diz "Oito horas e de pé
    E de pé na fila ônibus lotado
    Duas horas em pé ou sentado"

  19. A post fala sobre a vida do operário que trabalha o tempo do para o patrão e que re lucro para o patrão. Isso relada sobre as classes sociais como o patrão e a classe alta e o trabalhador a classe baixa que precisa daquele dinheiro para sobreviver e que trabalha como um escravo para isso.

  20. a canção e o texto , relata sobre a vida dos trabalhadores , que muitos , são explorados é os patrões , sempre ficam com os lucros , e é exatamente isso que estamos vivendo hoje , no nosso cotidiano !

  21. a canção e o texto , relata sobre a vida dos trabalhadores , que muitos , são explorados é os patrões , sempre ficam com os lucros , e é exatamente isso que estamos vivendo hoje , no nosso cotidiano !

  22. A música relata como os patrões de hoje em dia estão gananciosos, pois querem que seus empregados cheguem exatamente na hora, e não querem não saber motivo do atraso ou falta. Mostra também a realidade de vários brasileiros no dia a dia, na constante luta para receber o seu miserável salário a fim de sobreviver. Além dos trabalhadores sofrerem no trabalho ainda sofrem até chegar ao local de trabalho com o transporte que alem de não ser de qualidade, ainda vão lotados (como nos alunos do IFTO sofremos todos os dias com o nosso ônibus).

  23. Assim como antes na era feudal muitos trabalhadores não tem direito algum no seu local de trabalho, e inaceitável que em pleno nos seculo XXI ainda ocorra isso, os ricos tende a contratar empregados e não darem direito a eles, o que no nosso pais e bem comum pois não queremos enxergar o que esta na nossa frente. por isso que isso e bem comum se todos nos se uníssemos bem provável que esse tipo de coisa mudaria completamente.

  24. Assim como antes na era feudal muitos trabalhadores não tem direito algum no seu local de trabalho, e inaceitável que em pleno nos seculo XXI ainda ocorra isso, os ricos tende a contratar empregados e não darem direito a eles, o que no nosso pais e bem comum pois não queremos enxergar o que esta na nossa frente. por isso que isso e bem comum se todos nos se uníssemos bem provável que esse tipo de coisa mudaria completamente.

  25. Infelizmente é essa a realidade da maioria dos trabalhadores, trabalham muito, ganham pouco, quase nada considerando as condições de trabalho impostas por patrão, a desigualdade chega a ser assustadora, o salário de um homem que trabalha 18 horas por dia, pode não chegar a ser nem metade de um patrão que trabalha meio expediente. Temos que começar a mudar essa realidade, fazendo nosso papel na sociedade primeiramente, estudando e não concordando com essas situações.

Deixe uma resposta