Mente ocupada para não servir de oficina do diabo: O objetivo “ralo” das escolas públicas.

Mente ocupada para não servir de oficina do diabo: O objetivo “ralo” das escolas públicas.

Roniel Sampaio Silva
É comum escutar um ditado que difundiu-se na cultura popular: “mente vazia, oficina do diabo”. Pretendo fazer uma breve reflexão acerca desta expressão de modo a relacioná-la com a condição do ofício docente. Vamos pensar para além da repetição deste ditado e tentar aprofundar sobre alguns
possíveis sentidos que alimentam nossa direcionamento docente hoje?
Tal expressão reverbera tanto em Portugal como no Brasil e tem sua origem pouco esclarecida, mas pela composição do ditado podemos especular que tenha uma relação com a questão religiosa e a concepção cristã de trabalho.
O ditado é bem positivo e válido dependendo da forma e do objetivo que se ocupe a mente. Por essa razão, e outras razões, o percurso da humanidade fez com que surgisse a tendência de se criar um profissional que ocupasse a mente dos jovens para afastá-los dosfins diabólicos: o professor. O professor professa o sujeito sem luz (a-luno), afastando-o do caminho das trevas.
Na nossa tradição de herança lusitana, o professor tem como precursor o jesuíta que fora utilizado para catequizar e “ocupar a mente” dos índios, negros e demais pessoas, cujo o imaginário estava carregado da ideia de que esses precisavam ser inseridas nos paradigmas da sociedade da época. Na concepção de Antônio Nóvoa, este legado faz com que a profissão docente seja vista como um ofício sacerdotal, ou seja, o professor deve trabalhar por amor e não pelo seu retorno financeiro.
A palavra ócio tem origem etinológica relacionada à calma, sossego, tranquilidade serenidade e folga. Com o advento da secularização e do embrionamento da capitalismo a visão religiosa passou a combater efusivamente o ócio e associá-lo à “vagabundagem” e a delinquência. Fazer comércio era negar o ócio, virando negócio daí a origem da palavra. No mundo em que exigia-se uma ocupação cada vez maior, não se tinha tempo para família e filhos, era necessário um profissional que ocupasse a mente dos jovens desistidos de suas famílias e, como ainda não tinham ou não conseguiam se inserir nos “negócios”, eram mal vistos pela sociedade, e de certa forma negados por ela.
Na antiguidade grega clássica, fora criado a scholé, que significa lugar de ócio. Recinto para o qual eram enviadas as pessoas cujo tempo livre era destinado para reflexão. Era um espaço terno, calmo, positivo e de reflexão com um número bem restrito de participantes . Para um grupo seleto da população, o ócio era considerado algo extremamente na referida antiguidade clássica. No entanto, a partir da constituição de uma ética protestante orientada ao trabalho, o ócio das pessoas cujas condições sociais eram mais favoráveis, adquire e se reafirma como algo negativo, como é entendido até hoje.O fato dos profissionais da educação pública não terem adequada valorização profissional e ter condições precárias de trabalho para atuar com a qualidade exigida pela sociedade moderna, nos levam a crer que tais profissionais foram socialmente construídos tão somente para ocupar a mentem dos jovens, ainda que para adiar um problema para um governo futuro. Ao invés de uma formação sólida, marcada por uma grande riqueza cultural, aos alunos de escolas públicas resta apenas a mente ocupada. A ocupação não necessariamente com “coisas” que o tornará um cidadão pleno, crítico e criativo. Assim, com poucas condições dos professores para estimular o desenvolvimento de uma mente crítica, engajada, criativa e preparada nos educandos, resta apenas ocupar a mente destes, para que, pelo menos, não tenham a sua mente ocupada e não seja encaminhado para o próprio “diabo”, para que este se encarregue da mente e continue o serviço o qual não houve condições de ser finalizado adequadamente. Mente ocupada para não servir ao diabo, eis o objetivo “ralo” das escolas públicas e agora falta apenas descobrir quem são exatamente os tantos diabos.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

59 Comments

  1. Essa postagem tem tudo haver com os jovens de hoje a maioria tem mente vazia mas na escola os professores tem tão ocupar a cabeça dos alunos com conteúdos de matérias para que esses alunos não sigam o caminho errado ou o “caminho do diabo” .
    Adorei essa postagem espero que façam mais assim!!!

  2. Concordo com a postagem acima, afinal, podemos parar pra pensar, quando estamos com a mente vazia tudo pode vim atoana!

  3. Sim certamente os principais problemas do nosso dia a dia é que a maioria dos jovens vão para as escolas municipais ou estaduais e chegam nas instituições não querem fazer nada ,afinal a culpa não é do professor ou cordenador seja qualquer um o principal culpado de ter a mente vazia é o propio aluno que vai para escola apenas para Brincar então sabemos que na escola é um lugar para estudar não para brincar !!!!

  4. Uma certeza temos as crianças de hoje serão o futuro da nossa nação, pois bem se o nosso governos investe tão pouco em educação, que culpa nos alunos temos.
    Precisamos de professores formados, graduados com mestrado, para termos uma educação mais ampla, mais aprofundada,porém não estou desqualificando professores pedagogos.

  5. Vale ressaltar que uma boa quantidade de jovens hoje em dia se deslocam até a escola para fazer os objetivos que os educadores daquela UE promovem que são o bom aprendizado e ao mesmo tempo um futuro melhor para o país,diferentemente dos alunos "mentes vazias" que existem hoje em nossas instituições de ensino.

  6. Essa postagem relatar o que anda acontecendo atualmente no mundo,pois muitos jovens que não tão na escola lugar onde deveria estar mais não estão alguns por falta de incentivo,eles estão em mundo considerado como o mundo do crime roubando,matando,vendendo e consumindo drogas essa e muitos lugares do Brasil e a realidade

  7. Este é um problema muito grave, pois acomete todo o país. Esses jovens de mente vazia são o futuro de nossa nação serão eles que governaram o nosso país, mas são tratados com descaso pelos nossos governantes que não dão a eles uma boa educação.

  8. Queremos não apenas escolas para que sirvam de "creches para adolescentes" mas escolas que tenham boa qualidade de ensino e que o jovem possa sair de lá como um cidadão e que saiam de la com uma boa educação mas como isso não é uma realidade ainda temos que lutar por isso.

  9. Essa postagem nos leva a refletir o quanto a educação é importante na nossa vida, que pena que no nosso país ela ainda deixa muito a desejar,mas muito jovens de hoje também não leva muito a sério a educação os " mentes vazias" que vai para a eacola ou vai para bagunça ou por que de uma certa forma e obrigado pelos pais.

  10. Essa postagem é uma realidade do nosso dia a dia ,e nos leva a refletir !A educação é como uma solução para aqueles de " mente vazia ", nessa reflexão nos mostrou que a educação só tem lados bons para nós. E também mostrou que se isso não mudar o nosso mundo do futuro será governado por " mentes vazias ". Muito bom !

  11. Por causa desse desleixo com os jovens é que temos um país subdesenvolvido, nós, os jovens, somos o futuro da nação brasileira e carecemos de um ensino de qualidade, afinal, a educação é o fundamento de uma sociedade desenvolvida.

  12. Hoje a sociedade está mais preocupada consigo mesma do que com os "outros" mesmo que esses "outros" seja o futuro da nação, cada um exerce seu trabalho mas com o intuito de receber o seu dinheiro fazem apenas o que é imposto para eles fazer que no caso é ser um objeto que vai livrar a mente dos jovem da oficina do diabo eles não se preocupam em ser um verdadeiro orientador para um futuro melhor não só para eles mas para também para os filhos deles.
    É claro que hoje existem professores competentes que se preocupam com seus alunos e com o futuro, mas a maioria infelizmente não tem esta ideia.

  13. No mundo de hoje a sociedade esta mais preocupada com sigo mesma do que com os outros mesmo eles sabenso que os outros no caso crianças e adolecentes sao o futuro da nossa naçao cada um trabalhar na area que quer mas somente co a intuiçao de receber o seu suado dinheiro.Mas eles no caso sao nos responsaveis de livrar esses jovens da oficina do diabo eles nao se preucupam em serem verdadeiros e nem e ajuda quem verdadeiramente se preucupam com um futuro melhor nao e so para eles ma stambem para filhos e netos de sua geraçao.
    Mas por sorte ainda existem professores que pensam no futuro melhor por isso o nosso pais ainda nao desmoronou completamente por que ainda existe professores competentes.

  14. Esta postagem a realidade do mundo de hoje em dia,algumas pessoas esquece que precisamos de uma boa educação nos somos o futuro da nação,se a nação de hoje não tem boa educação como sera a do futuro então?

  15. esse texto fala da realidade do mundo!! certamente muitas adolescente vão para a escola só para bagunça ou não fazer nada, por isso que no futuro vao fica sem fazer nada, sem rumo na vida, sem querer trabalha e só vai fica pensando besteira e so fazer coisas eradas acabando cm sua própria vida muitas vezes. gostei muito deste texto..

  16. Essa postagem nos faz refletir sobre o futuro da educação no país. Se,os jovens forem pra escola, apenas de "mente vazia" e sem intenção de aprender e aproveitar aquilo que está sendo ministrado em sala de aula,para si mesmo,o que será do futuro? A educação é a base fundamental para mudar o mundo. Muito interessante!

  17. Sabemos que a população brasileira necessitam de educação, necessita de aprendizado e mais formas de ocupar suas mentes com conteúdos, e diversões mas poucas escolas seguem essa meta, aprendizado e educação.

  18. hoje em dia a população não si preocupa mais com os outros só com sigo mesmo e não liga para os outro dessa mesma forma ha professores que brincam que dão aula e os alunos finge que a prendem e nos sabemos que a aducação que nos teremos hoje vai refleti amanhã!!1

  19. O triste fato, é que a realidade de muitas escolas, não cumprem com seu dever, alunos entram nas escolas com suas mentes "vazias" e saem com mentes mais vazias, se de acordo com alguns pedagogos que trabalham em escolas públicas ou não, vivem em parte, uma falsa realidade.

  20. É preciso trabalhar a educação nas escolas publicas para o futuro, não adianta querer mudar a juventude hoje, pois ela não vai mudar. Esses adolescentes não enxergam a escola como um lugar bom, mas sim como um lugar para se divertir

  21. Essa postagem fala que no mundo em que exige uma ocupação cada vez maior, não se tinha tempo para família e filhos, era necessário um profissional que ocupasse a mente dos jovens desistidos de suas famílias e, como ainda não tinham ou não conseguiam se inserir nos “negócios”, eram mal vistos pela sociedade, e de certa forma negados por ela.É um triste fato da história !!!

  22. A minha compreensão sobre esse ditado sempre fora com a questão religiosa, mas parado para ler essa interpretação,vi que esse conceito também se aplica à nós alunos.As vezes nós nos enganamos pensando que decorar apenas para passar de ano nos ajudará em nossas vidas fora da escola,e não entendemos que somos o futuro da nação, e que se "Penso,Logo Existo".

  23. Esta é realidade de muitos hoje em dia, Se todos os jovens forem pra escola, com a mente vazia e sem intenção de aprender e aproveitar aquilo que é passado na sala de aula, nada valerá o futuro financeiro e piscicologico dos jovens… Mais não é o fim, ainda existe que se preocupe com nosso futuro.

  24. Bom, neste post, a autora tenta relatar que a mente vazia leva as pessoas a fazerem coisas erradas, a pensarem em ideias maquiavélicas, e quando se ocupa a mente você não fará isso, no conceito sociológico, podemos ver que as escolas e unidades tentam ocupar a mente das pessoas para q o mundo se torne melhor!!

  25. Nesse texto eu compreendi que os fatos estabelecidos no contexto, é baseado em nosso cotidiano, encontrado em escolas públicas de todos os lugares.
    Os jovens não estão sendo "preparados" de maneira adequada para o futuro, em escolas por aí, tem professores que não tem capacidade de ter um ensinamento adequado, só apenas ocupando a mente de mais um futuro cidadão que não terá ideias criativas no nosso futuro.

  26. Os jovens de hoje não está tendo uma boa educação , tando em casa como na escola, as vezes eles não querem nada com nada,Ai fica "largados" por ai,Isso está ocorrendo com muita frequência no nosso dia a dia, vimos crianças nas drogas,na prostituição, nas demais coisa erradas da vida, e as vezes isso tudo começa porque não recebeu uma educação adequada,desde de criança, isso não tem haver se estudou em escola publica ou não,porque tem muitas escolas publicas por ai que ganham de dez a zero das particulares!

  27. 1 cap
    Revolução Industrial só havia meios que os historiadores consideravam como "antiquados" e "primitivos", mesmo sendo eles menos poluentes que as máquinas depois da Revolução Industrial. Com a descoberta da navegação pelos europeus eles conseguiram ampliar seus horizontes antes não conhecidos e conquistar outros povos.

  28. 2 cap
    interpretado pelo ator Charlie Chaplin, no filme e um trabalhador numa fábrica de montagem, como os trabalhadores faziam um esforço rápido e repetitivo, até Carlitos, a "ovelha negra" entre as "brancas" sai de controle, por esforço excessivo no trabalho. A sociedade vive na era da produção em massa, tendo o chefe bom financeiramente e o trabalhador totalmente em desigualdade.

  29. Este é um problema muito grave, pois acomete todo o país. Esses jovens de mente vazia são o futuro de nossa nação serão eles que governaram o nosso país, mas são tratados com descaso pelos nossos governantes que não dão a eles uma boa educação.

  30. cap 3
    nessa parte o chefe da fábrica recebe um inventor que vendia uma máquina que alimentava seus funcionário enquanto trabalhavam, isso é eles não iriam param nem para almoçar e trabalhar dando mais "lucro" para seu chefe, a máquina e testada em Carlitos, e da errada fazendo com Carlitos não coma nada

  31. cap 4
    Carlitos chega ao final de mais um dia de trabalho, os homens já cansados , e seu chefe manda aumentarem a produção, Carlitos enlouquece e sem querer entra na máquina e fica pensando que tudo a sua volta são apenas botões para serem arrumados assim acaba sendo preso por seu esforço psicológico repetitivo

  32. hoje em dia a população não si preocupa mais com os outros só com sigo mesmo e não liga para os outro dessa mesma forma ha professores que brincam que dão aula e os alunos finge que a prendem e nos sabemos que a aducação que nos teremos hoje vai refleti amanhã!!

  33. cap 5
    Já nesta parte do filme Carlitos anda calmamente pela cidade , quando na sua frente passa um carro e deixa cair uma bandeira dele, rapidamente Carlitos a pega e acena para o seu dono voltar e pega-la, só ao mesmo tempo ele não percebe que atrás dele surge uma grande multidão de trabalhadores revoltados fazendo um protesto a favor do comunismo, sem perceber ele já esta no meio da multidão, e logo depois todos fogem ao chegar os policias, e só ele resta no local, e é apontado como o mandante e responsável pelo protesto comunista, e é mandado direto para a cadeia por isso. Também e citado nesse capitulo o grande sociólogo Karl Marx, que além de sociólogo era um economista político e revolucionário alemão,

  34. Este é um problema muito grave, pois acomete todo o país. Esses jovens de mente vazia são o futuro de nossa nação serão eles que governaram o nosso país, mas são tratados com descaso pelos nossos governantes que não dão a eles uma boa educação.

  35. Esse texto fala toda a verdade, infelizmente os jovens de hoje em dia estao cada vez mais com a mente em outro lugar, assim prejudicando o seu futuro pois assim eles nao entendem e se preparam para o seu futuro, resebendo as dicas que os outros estão querendo passar.

  36. A verdade e que muito dos jovens de hoje tem a "cabeça de vento", só usam sua vida para jogos, para coisas que quase não são necessárias. Se os jovens realmente focassem mais nos seus objetivos reais, teria um intelectual apurado que podem usar para ter, e fazer, um futuro melhor.

  37. Hoje algumas pessoas, como os jovens e adolescentes estão desocupados, de certo modo, assim não acabam tendo conhecimentos,só ficam o dia inteiro nas redes sociais e quando chegam na escola não aprendem nada,isso não leva a lugar algum, hoje o conhecimento é muito importante para o mundo em que vivemos.

  38. Quando jovens e crianças que estudar em varias escolas começam a reprovar e tirar bombas nas materias, na hora das reunioes da escola e a entrega dos buletins, os pais veem a nota dos filhos e começam a reclamar com a escola, pensando que a escola é a cupada pelas notas baixas, mas nao prestam atençao para verem que o problema nao esta com a escola, e sim com os seus proprios filhos.

  39. A maioria dos professores não se preocupam se a mente dos jovem tornaram-se a oficina do diabo eles não se preocupam em ser um verdadeiro orientador para um futuro melhor não só para eles mas para também para os filhos deles.
    É claro que hoje existem professores competentes que se preocupam com seus alunos e com o futuro, mas a maioria infelizmente não tem esta ideia.

  40. A maioria dos professores não se preocupam se a mente dos jovem tornaram-se a oficina do diabo eles não se preocupam em ser um verdadeiro orientador para um futuro melhor não só para eles mas para também para os filhos deles.
    É claro que hoje existem professores competentes que se preocupam com seus alunos e com o futuro, mas a maioria infelizmente não tem esta ideia.

  41. A maioria dos professores não se preocupam se a mente dos jovem tornaram-se a oficina do diabo eles não se preocupam em ser um verdadeiro orientador para um futuro melhor não só para eles mas para também para os filhos deles.
    É claro que hoje existem professores competentes que se preocupam com seus alunos e com o futuro, mas a maioria infelizmente não tem esta ideia.

  42. Este post fala sobre as mentes vazias, que se não forem ocupadas podem ser invadidas por maus pensamentos, fazendo-se casa do diabo, como se diz no texto. E para que haja um "entretenimento" e conhecimento somos mandados as escolas para que nossa mente seja ocupada e trabalhada com coisas que nos trarão benefícios.

  43. A post relada como os professores são preciso para a sociedade formando pessoas com sua cultura, forme de pensa, um visão critica, mas o professore de escola pública não tem o material que e precisa como a sociedade pede, e que não são valorizados de forma corre da, pois o professor e a ferramenta que ajuda forma e descobria o mundo de forma realista.

  44. Cara… esse post tem tudo haver com a mulecada de hoje que só pensa em bebidas, facebook, jogos, etc. Realmente esse termo "Mente ocupada para não servir de oficina do diabo" é bem interessante.

  45. Uma certeza temos as crianças de hoje serão o futuro da nossa nação, pois bem se o nosso governos investe tão pouco em educação, que culpa nos alunos temos.
    Precisamos de professores formados, graduados com mestrado, para termos uma educação mais ampla, mais aprofundada, porém não estou desqualificando professores Pedagogos.

  46. Devemos manter nossas mentes ocupadas com coisas úteis , como o conhecimento , e não deixar nossas mentes vazias para que o inimigo use-a e nos tornamos pessoas ruins , precisamos usar nossa inteligencia e energia , para coisas boas , não só para facebook , jogos e outras redes sociais , ficar em festa fazendo o que não presta , nós os jovens de hoje faremos o mundo de amanhã , precisamos ter conhecimentos bons , para a sociedade que ajude ela cresce e não que prejudique-a !

  47. Sim certamente os principais problemas do nosso dia a dia é que a maioria dos jovens vão para as escolas municipais ou estaduais e chegam nas instituições não querem fazer nada ,afinal a culpa não é do professor ou cordenador seja qualquer um o principal culpado de ter a mente vazia é o propio aluno que vai para escola apenas para Brincar então sabemos que na escola é um lugar para estudar não para brincar !!!!

  48. Nesse post exite uma frase que minha mãe fala muito pra mim, pra mim ocupar minha cabeça com tarefas porque mente vazia é oficina do diabo. Isso só mostra o que mais os jovens estão fazendo, deixando de estudar pra mexer com coisa errada tipo droga, traficar coisas roubadas ou ilegais e muito mais coisas. Então ai fica a dica ocupe sua mente assim você não pensa e nem faz besteira.

  49. Este é um problema muito grave, pois acomete todo o país. Esses jovens de mente vazia são o futuro de nossa nação serão eles que governaram o nosso país, mas são tratados com descaso pelos nossos governantes que não dão a eles uma boa educação.

  50. Acho que a mente vazia dos alunos de hoje em dia tem uma parcela de culpa do governo por não da uma boa educação mais também tem uma parcela da população por colocar os governantes no poder. claro que os alunos também tem sua culpa pois uma grande maioria não se interessa muito pela a educação que recebe na escola, mais se os professores colocasse em pratica um modo de abordagem diferente,um modo que os jovens se identifique suponho que eles se interessariam mais.

  51. A certeza que temos é que o nosso futuro depende das crianças de hoje.Qual futuro teremos se nossos governos não investem em educação? Precisamos cada vez mais de investimentos na educação, como professores novos e formados e que saibam realmente o que estão ministrando.

  52. A maior parte do nosso problema, é que os alunos estão indo para a escola não com o intuito de estudar para ser alguém, mas com intuito de bagunçar, namorar, arrumar confusão, entre outras coisas, nós estudantes devemos pensar muito bem nas nossas atitudes, porque sem sombra de dúvidas elas terão consequências futuras, e podem não ser tão boas assim se não mudarmos nossos comportamentos, e lembrar que ninguém é pra sempre, temos que aproveitar o agora, e deixar algo de produtivo para nosso futuro.

  53. Como o texto disse o "percurso da humanidade fez com que surgisse a tendência de se criar um profissional que ocupasse a mente dos jovens para afastá-los dos fins diabólicos". Hoje em dia quando os alunos estão com a mente desocupada eles pensam geralmente em coisas ruins. Muitos dos professores hoje em dia foi criado para somente ocupar a mente do aluno em vez de uma formação sólida cheia de cultura. Os professores só estão adiando um problema futuro.

  54. Como o texto disse o "percurso da humanidade fez com que surgisse a tendência de se criar um profissional que ocupasse a mente dos jovens para afastá-los dos fins diabólicos". Hoje em dia quando os alunos estão com a mente desocupada eles pensam geralmente em coisas ruins. Muitos dos professores hoje em dia foi criado para somente ocupar a mente do aluno em vez de uma formação sólida cheia de cultura. Os professores só estão adiando um problema futuro.

  55. Esse post fala de um texto bem interessante! Eles dizem que tem o professor para ocupar as mentes das pessoas, mas, muitas pessoas vai para escola nem é para se divertir, namorar, ou algo do tipo como as pessoas acima falaram, e sim, por obrigação. Não todos, pois, muitas pessoas, que tem vontade, já não tinham a mente vazia, o professor apenas ajudou a melhorar a mente. Eu penso que uma pessoa de mente vazia, sempre vai ter uma mente vazia, a não ser que tenha uma força de vontade de mudar, e o professor vai ajuda-la. Tem muitos vândalos, vagabundos, entre outros, que vão na escola porque a mãe ou o pai obriga, então como a pessoa ja tem essa mente vazia, fica revoltado e vai só para ficar fazendo o que não presta e dando trabalho para os outros na escola. Então, pessoas de mentes vazias, continuarão com mentes vazias se não tiver a força de vontade.

  56. Esse post fala de um texto bem interessante! Eles dizem que tem o professor para ocupar as mentes das pessoas, mas, muitas pessoas vai para escola nem é para se divertir, namorar, ou algo do tipo como as pessoas acima falaram, e sim, por obrigação. Não todos, pois, muitas pessoas, que tem vontade, já não tinham a mente vazia, o professor apenas ajudou a melhorar a mente. Eu penso que uma pessoa de mente vazia, sempre vai ter uma mente vazia, a não ser que tenha uma força de vontade de mudar, e o professor vai ajuda-la. Tem muitos vândalos, vagabundos, entre outros, que vão na escola porque a mãe ou o pai obriga, então como a pessoa ja tem essa mente vazia, fica revoltado e vai só para ficar fazendo o que não presta e dando trabalho para os outros na escola. Então, pessoas de mentes vazias, continuarão com mentes vazias se não tiver a força de vontade.

  57. Penso que a reflexão deveria ser mais aprofundada. Muito se fala da educação como a salvação do nosso país,mas aonde não há investimentos e seriedade na gestão, sobra apenas a boa vontade de professores que com grande esforço tentam ensinar. A escola não está acima do bem e do mal ela é reflexo dessa sociedade confusa, sendo assim, mentes vazias continuarão à existir e/ou pior mentes cheias de conteúdos sem valor.

Deixe uma resposta