Pierre Lévy: conceitos-chave no estudo da cibercultura

cibercultura: introdução e conceitos-chave

 Bruno dos Santos Joaquim1
O filósofo Pierre Lévy, francês radicado no Canadá, é um dos maiores expoentes no campo de estudos da mídia cibernética. Em toda sua trajetória intelectual esteve dedicado à compreensão dos fenômenos de comunicação e produção de informação e conhecimento. Mas foi no final da década de 1990 que se consolidou como um dos intelectuais mais respeitados no estudo da internet como um fenômeno cultural.

 

No livro Cibercultura, publicado 1999, traduzido para o português por Carlos Irineu da Costa (Editora 34), Lévy traça suas percepções sobre a o crescimento do ciberespaço, novo meio de comunicação que surge da interconexão de computadores e o consequente surgimento da cibercultura. Segundo ele, “a cibercultura expressa o surgimento de um novo universal, diferente das formas que vieram antes dele no sentido de que ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer” (LÉVY, 1999, p. 15). Trata-se de um “novo dilúvio”, provocado pelos avanços tecnológicos das telecomunicações, em especial, o advento da internet. Os conceitos de cibercultura e ciberespaço são centrais na obra de Lévy e dele derivam todas as suas reflexões.

 

O termo [ciberespaço] especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informação que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. Quanto ao neologismo ‘cibercultura’, especifica aqui o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço (LÉVY, 1999, p. 17).

 

Neste sentido, estaríamos passando por um processo de universalização da cibercultura, na medida em que estamos dia-a-dia mais imersos nas novas relações de comunicação e produção de conhecimento que ela nos oferece.

 

Outra tendência que acompanha o crescimento do ciberespaço é a virtualização. O autor utiliza um conceito de “virtual” que se distingue do senso comum, e até mesmo do termo técnico ou filosófico. Virtual não se opõe ao real, nem ao material. Ainda que não esteja fixo em nenhuma coordenada de tempo e espaço, o virtual existe, ele é real, mas está desterritorializado. Na verdade, ele ocupa apenas um espaço físico menor: o computador. Sendo assim, o computador se tornou mais que uma ferramenta de produção de sons, textos e imagens é um operador da virtualização.

 

O crescimento do ciberespaço é orientado por três princípios fundamentais: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva. A interconexão, mundial ou local, é um princípio básico do ciberespaço, na medida em que sua dinâmica é dialógica. As comunidades virtuais “são construídas sobre afinidades de interesses, de conhecimentos, sobre projetos, em um processo mútuo de cooperação e troca” (LÉVY, 1999, p.127). Já a inteligência coletiva pode ser considerada a finalidade última do ciberespaço, pois ela descreve um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos em suas diversidades. “É uma inteligência distribuída por toda parte, na qual todo o saber está na humanidade, já que, ninguém sabe tudo, porém todos sabem alguma
coisa” (LÉVY, 2007, p. 212).

 

Entretanto, aquilo que mais chama atenção na obra de Pierre Lévy são suas proposições acerca da nova relação que o Homem estabelece com o saber, agora que está imerso na cibercultura. O ciberespaço amplifica, exterioriza e modifica funções cognitivas humanas como o raciocínio, a memória e a imaginação.
O que é preciso aprender não pode mais ser planejado nem precisamente definido com antecedência. […] Devemos construir novos modelos do espaço dos conhecimentos. No lugar de representação em escalas lineares e paralelas, em pirâmides estruturadas em ‘níveis’, organizadas pela noção de pré-requisitos e convergindo para saberes ‘superiores’, a partir de agora devemos preferir a imagem em espaços de conhecimentos
emergentes, abertos, contínuos, em fluxo, não lineares, se reorganizando de acordo com os objetivos ou os contextos, nos quais cada um ocupa posição singular e evolutiva (LÉVY, 1999, p. 158).

 

Neste sentido, Lévy coloca em cheque a organização do sistema educacional e o papel do professor. Ambos devem levar em conta o crescimento do ciberespaço e o avanço da cibercultura. O professor deveria deixa o papel historicamente construído de centralizador do conhecimento para se tornar um incentivador da inteligência coletiva. Essas reflexões Lévy podem ser questionadas, principalmente quando se considera a questão da exclusão digital. No entanto, ainda que a cibercultura não seja uma verdade universal, o caminho que a internet nos sugere é sem volta, portanto, precisa ser compreendido e sociologia tem muito a contribuir.

Referências:
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÈVY, Pierre. Inteligência coletiva: para uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2007.

 

Graduado em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara.-
brunosjoaquim@hotmail.com

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

29 Comments

  1. Ao ler um pouco sobre uma de suas obras "As Tecnologias da Inteligência" podemos perceber que Pierre Lévy explica que na comunicação a informação se precisa através do contexto e do sentido .. Eles se interagem, tendo como preceito que o contexto é construído a partir do sentido .. Através deles que temos lances decisivos, no jogo de interpretação e da construção de realidade ..

  2. Quando li essa matéria vi que Pierre Lévy quis dizer que o mundo está sendo tomado pela cibercultura, que ela é um tipo de inteligência na qual todos compartilham suas diversidades. “É uma inteligência distribuída por toda parte, na qual todo o saber está na humanidade, já que, ninguém sabe tudo, porém todos sabem alguma coisa”. Ou seja, todos sabem de algo e se juntarem seus conhecimentos podem saber muito mais.

  3. Ao ler essa matéria de Pierre Lévy, ele quis dizer que o mundo está sendo tomado pela cibercultura, ou seja, ela é um tipo de inteligência na qual todos compartilham suas diversidades. Porém é uma inteligência distribuída por toda parte, onde todos sabem alguma coisa.

  4. Ao ler essa matéria de Pierre Lévy, ele quis dizer que o mundo está sendo tomado pela cibercultura, ou seja, ela é um tipo de inteligência na qual todos compartilham suas diversidades. Porém é uma inteligência distribuída por toda parte, onde todos sabem alguma coisa.

  5. No meu ponto de vista esta correto o que o autor falou sobre o estudo da cibercultura de forma utópica que tem o conceito referido ao advento de novas mídias e como estas influenciam a sociedade, formando subculturas. Outra coisa muito interessante que a maioria das pessoas já sabem é que a cibercultura meche com a interação dos sites no mundo de hoje.

  6. No meu ponto de vista esta correto o que o autor falou sobre o estudo da cibercultura de forma utópica que tem o conceito referido ao advento de novas mídias e como estas influenciam a sociedade, formando subculturas. Outra coisa muito interessante que a maioria das pessoas já sabem é que a cibercultura meche com a interação dos sites no mundo de hoje.

  7. Ao ler esta matéria percebe-se que Pierre Levy ao publicar seu livro, em 1999, "Cibercultura", teve alguns conceitos que serviram como chave, para que pudesse chegar as suas conclusões, estas que são o crescimento do ciberespaço, novo meio de comunicação que surge da interconexão de computadores e o consequente surgimento da cibercultura.

  8. Fala se sofre um sociólogo Frances que defendia suas obras, e no começo com a nova tecnologia teve um avanço enorme para todas a trajetória de percurso de vida dele e do trabalho dele. E no final da década de 1990 que sua maior tecnologia da cultura de consolidou.

  9. Fala se sofre um sociólogo Frances que defendia suas obras, e no começo com a nova tecnologia teve um avanço enorme para todas a trajetória de percurso de vida dele e do trabalho dele. E no final da década de 1990 que sua maior tecnologia da cultura de consolidou.

  10. No mundo de hoje, em que tudo gira em torno da tecnologia (principalmente a internet) é muito bom aprofundarmos nosso conhecimento em relaçao a isso, por que a tecnologia nos ajuda bastante, mas tambem temos que tomar cuidado ele, pois existem muitos perigos que envolve esse mundo tecnologico.
    O texto é muito bem explicativo. Meus parabens ao autor!

  11. Un saludo desde México, actualmente estoy trabajando mi tesis doctoral sobre “Cultura Digital” y estoy revisando con mucha atención el aporte de Pierre Lévy.

  12. Pelo andar da carruagem o ser humano no futuro serão praticamente robôs, aliás já somos. Basta olhar as pessoas na rua com seus inseparáveis celulares.

  13. No meu ponto de vista esta correto o que o autor falou sobre o estudo da cibercultura de forma utópica que tem o conceito referido ao advento de novas mídias e como estas influenciam a sociedade, formando subculturas. Outra coisa muito interessante que a maioria das pessoas já sabem é que a cibercultura meche com a interação dos sites no mundo de hoje.
    Forte abraço!

Deixe uma resposta