Os conteúdos de Sociologia nos vestibulares e no Enem

O artigo  “Os conteúdos de Sociologia nos vestibulares e no Enem: uma discussão sobre conhecimento prévio” foi publicado na revista Saberes em Perspectiva, revista multidiciplinar em Ciências Humanas. Tal artigo bastante pertinente e interessante para aqueles que lecionam sociologia no Ensino Médio e buscam compreender  o que tem sido “cobrado” em provas e exames que abarcam a sociologia.

O artigo foi produzido por Thiago Oliveira Lima Matiolli e Alexandre Barbosa Fraga.

Vale a conferida:

Resumo
Em trabalhos anteriores, analisamos as formas pelas quais a sociologia vem sendo cobrada nos vestibulares de algumas universidades em diferentes regiões brasileiras e no ENEM. Além do entendimento de que formas são essas, uma das conclusões a que chegamos foi a de que, no ENEM, dificilmente há o acionamento de conhecimento sociológico prévio para a resolução da prova. Entendemos que, por mais que a cobrança na redação e de modo interdisciplinar traga algum reconhecimento ao saber sociológico, a construção de questões que possam ir além da interpretação de texto é fundamental para a consolidação da sociologia no exame. Sendo assim, como continuidade de nossa reflexão, objetivamos, no presente trabalho, discutir, afinal, o que é esse conhecimento prévio, que pode ser entendido como conceitos, temas e teorias sociológicos. Mas quais são eles e como são cobrados na prática? Como sabemos, não há uma definição nacional dos conteúdos da sociologia, mas algumas propostas estaduais. Analisaremos quais são, segundo os editais das universidades, as matérias de sociologia presentes em alguns vestibulares, se é possível chegar a um mapa comum e se esse mapa é compatível ou não com os currículos mínimos estaduais. Para isso, analisaremos editais dos vestibulares em que a sociologia está presente e do ENEM.

 

 

Palavras-chave: Sociologia. Vestibular. ENEM. Conhecimento prévio.

 

Texto completo em
Rerefências
MATIOLLI, Thiago Oliveira Lima; FRAGA, Alexandre Barbosa. Os conteúdos de sociologia nos vestibulares e no ENEM: uma discussão sobre conhecimento prévio. 2014.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

Deixe uma resposta