A criança na churrascaria: reflexões sobre socialização, torturas e continuísmos

 Por Roniel Sampaio Silva
Hoje eu tive uma das tantas experiências maravilhosas da docência na disciplina Educação, Sociedade e Cultura do curso de Licenciatura em Biologia do IFPI Floriano: Na aula sobre socialização, explicando o conceito finalizei com um trecho do Peter Berger o qual dizia: “De início o mundo social dos pais apresentando-se à criança como realidade externa, misteriosa e muito poderosa. No curso do processo de socialização o mundo torna-se inteligível. A criança penetra nesse mundo e adquire a capacidade de participar dele. Ele se transforma no seu mundo”.
Pedi que os alunos lembrassem da primeira infância quando eram levados para churrascaria, pizzaria ou outro local de reunião social de adultos. Lembram se era uma experiência boa? Balançaram a cabeça negativamente e sutilmente e em seguida respondi: -Aquilo era um inferno!!! um pandemônio!! Ninguém podia brincar, correr, falar alto. Só tinha que ficar parado ouvindo conversas de adultos entediosas e sem sentido. Mas vejam, nós agora, mergulhados no universo social. Adoramos esse tipo de situação para um bate papo, fofocar, contar piada, e aprendemos socialmente a gostar disso .
Assim, passamos horas e horas sentados, conversando as mesmas coisas que quando criança achamos sem sentido e o pior, torturamos submetemos nossos filhos a tortura que ora odiávamos. Portanto, meus queridos alunos, leiam nossos textos para serem socializados, para mergulhar no nosso social. Não sejam as crianças de churrascaria, sejam os adultos de churrascaria. Um grande abraço e boa noite, assim finalizei a aula.
Referências
Berger, L P; Berger, B. Socialização: como ser um membro da sociedade. in: Sociology – a biographical approach, 2º Edição. New York, 1975, pp 49-69. Tradução Richard Paul Neto.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe uma resposta