O poder em Foucault: breves apontamentos

Por Bianca Wild*

 

O poder não é um objeto
natural, é uma prática social; é assim o poder para Foucault. Foucault afirmou
que o discurso tido como verdadeiro é portador de poder. Mas, por outro lado,
ele concebeu o poder como luta. O poder não possui, assim, uma identidade
própria, unitária e transcendente, mas está distribuído em toda a estrutura
social e é sempre produzido, socialmente. Para Foucault, todo poder se define
pela obediência e toda dominação pelo seu efeito. Sendo assim, Foucault
distingue a forma que se expressa o poder de obediência. Para o Filósofo
Francês, o poder delineia o limite à liberdade e quem deseja entender o poder
precisa entender a ideia de direito, pensar o poder sem rei, pensar o poder sem
o Estado, para Foucault, o Estado é a configuração final do poder mas não
única.
Poder para Foucault é o
correspondente às estratégias cujo arcabouço geral se

cristaliza quando toma
corpo na elaboração das leis e do Estado. A compreensão poder-estratégias
deriva da ideia de que o poder não está no Estado, mas provem da família, do
Estado, das instituições e de todos os lugares; assim Foucault rejeitou e
desconstruiu a concepção política jurídica que dá proeminência ao poder no
Estado. A relação poder-política corresponde a dizer que o poder é estratégias,
provém de vários lugares, transcorre diferentes situações.

Foucault revelou em sua
análise, que o discurso é uma forma de poder, no sentido de uma força capaz de
sujeitar as pessoas e de canalizar as emoções e razões. O conhecimento se
reveste, na análise de Foucault, em objeto de poder. Para ele todas as formas
de repressão se completam facilmente do ponto de vista do poder, mas as pessoas
só percebem as realidades próximas. Foucault afirmou que o poder é prolixo, mas
há todo um investimento de desejo de poder, a relação entre poder e interesse é
muito importante.
Sua preocupação
fundamental é com a articulação entre saber, poder e verdade. Em sua obra,
Microfísica do Poder, assim apresentou:

“a verdade não existe fora
do poder ou sem o poder (não é — não obstante um mito, de que seria necessário
estabelecer a história e as funções — a recompensa dos espíritos livres, o
filho das longas solidões, o privilégio daqueles que souberam se libertar). A
verdade é deste mundo, ela é produzida nele graças a múltiplas coerções e nele
produz efeitos regulamentados de poder. Cada sociedade tem seu regime de
verdade, sua «política geral» de verdade: isto é, os tipos de discurso que ela
acolhe e faz funcionar como verdadeiros; os mecanismos e as instâncias que
permitem distinguir os enunciados verdadeiros dos falsos, a maneira como se
sancionam uns e outros; as técnicas e os procedimentos que são valorizados para
a obtenção da verdade; o estatuto daqueles que têm o encargo de dizer o que funciona
como verdadeiro.”
(p.12)

Foucault aponta o
entrelaçamento do saber no poder. Contudo, como esse entrelaçamento foge à
compreensão quando examinado sob uma perspectiva que problematiza a relação
entre ciência e poder. Foucault opta por uma via mais incisiva. Ele parte de um
conjunto de argumentos determinantes em sua obra Vigiar e Punir:

“o poder produz saber;
poder e saber estão diretamente implicados; não há relação de poder sem
constituição correlata de um campo de saber; também não há saber sem que haja
ou se constituam, ao mesmo tempo, relações de poder. Temos antes que admitir
que o poder produz saber (…); que poder e saber estão diretamente implicados;
que não há relação de poder sem constituição correlata de um campo de saber,
nem saber que não suponha e não constitua ao mesmo tempo, relações de poder.
(…) Resumindo, não é a atividade do sujeito de conhecimento que produziria um
saber, útil ou arredio ao poder, mas o poder-saber, os processos e as lutas que
o atravessam e que o constituem, que determinam as formas e os campos possíveis
do conhecimento.” (p.30 ).

Em minha opinião, o mais
importante em Foucault, em se tratando da análise do Poder, é o fato de ele ter
se interessado no elemento estratégico do poder e, em função disso, ele afirmou
que a repressão é produtiva, uma vez que, através de sua ação sobre o corpo do
indivíduo, ela evita que percebamos o poder em sua forma angustiante de
violência e cinismo. Ao dissimular os mecanismos do poder, os dispositivos,
segundo Foucault, fazem com que apareça como elemento remoto, destacado; A
análise de Foucault admite que se compreenda o fato político de o Estado não
ser o único lugar de onde brota o poder, ele nem é a fonte do poder. Foucault
aponta que esses micro poderes não estão situados em nenhum lugar específico da
estrutura social; eles se encontram nessa rede de dispositivos de que ninguém
escapa. Foucault afirmou que o poder não é algo que alguém detém como uma
propriedade; o poder é exercido. Deste modo, não existe O Poder, mas práticas
ou relações de poder.
Do ponto de vista de
Foucault, o poder, para ser eficaz deve produzir uma positividade, de tal modo
que o desdobramento da vida social tem, como preço, o adestramento do corpo,
Seu “disciplinamento”, hoje podemos compreender Foucault com mais clareza,
muito do que este brilhante filósofo nos ensinou, principalmente acerca dos
dispositivos, da repressão e do bio-poder, em Vigiar e punir Foucault afirmou
que devemos deixar de descrever sempre os efeitos do poder em termos negativos,
porque para ele o poder produz; produz realidade; produz campos de objetos e rituais da verdade.
Bianca Wild é colaborada do Café com Sociologia, licenciada em Ciências Sociais – FIC/FEUC Professora de sociologia-SEEDUC RJ, Especialista em gênero e sexualidade -UERJ/IMS e membro do Comitê Editorial da Revista Café com Sociologia.
 

 

Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

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Leave a response comment2 Responses
  1. Rivaldo Vasconcelos
    setembro 05, 12:54 Rivaldo Vasconcelos

    então segundo Foucault a verdade é algo que se impõe?

    reply Reply this comment
  2. Mariaclenir Carneiroviana
    dezembro 04, 23:51 Mariaclenir Carneiroviana

    quanto mais leio Foucaut, mais sinto necessidade de aprofundamento nas leituras. É complexo.

    reply Reply this comment
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