Chamada de trabalhos para o Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

Por Cristiano Bodart

Prezados,
Acontece nos dias 17/07 a 19/07/15 o ENESEB 2015.

Nessa edição de 2015, eu e Marcelo Pinheiro Cigales estamos coordenado um GT cujo o tema é: “História do Ensino de Sociologia no Brasil”. Convidamos os interessados a enviarem até o dia 24/03 seus resumos.


Resumo de apresentação do GT “História do Ensino de Sociologia no Brasil”

O presente Grupo de Trabalho (GT) tem por objetivo propor a discussão sobre a história do ensino de Sociologia no Brasil, justificando-se pela necessidade de promoção de um espaço de debate que acolha as crescentes pesquisas sob esse enfoque, sendo o ENESEB, pelo seu alcance, um espaço propício para tal empreitada. Acreditamos que compreender e discutir esse histórico, envolvendo as mudanças metodológicas e perspectivas teóricas, assim como a constante luta para mantê-la no currículo escolar, é de fundamental importância para a consolidação dessa disciplina. Os estudos sobre o ensino de Sociologia vêm se intensificando cada vez mais a partir de uma série de iniciativas nos espaços institucionais de pesquisa, com a publicaçãço de diversos dossiês sobre a temática . Houve também, após a aprovação da Lei no 11.684/08, que determinou a obrigatoriedade da Sociologia para a educação básica, uma mobilização ao redor de associações e eventos nacionais e internacionais sobre as discussões que permeiam o estudo dessa questão. Dessa forma, este GT, propõe ampliar essa discussão, privilegiando o debate sobre estudos relacionados: 

a) a história das instituições escolares que ofertaram a disciplina de Sociologia no país, bem como, dos primeiros docentes responsáveis pelo seu ensino; 
b) a história dos conteúdos curriculares da Sociologia nas diversas modalidades de ensino; 
c) análise sobre a história dos livros didáticos de Sociologia escrito pelos intelectuais brasileiros, bem como das traduções dos manuais estrangeiros que circulavam no Brasil no século XX (incluindo as especificidades das coleções e editoras responsáveis pela produção e circulação desses artefatos culturais), 
d) as divergências históricas entre intelectuais sobre a legitimidade do ensino da Sociologia no Brasil; 
e) a inclusão e permanência da Sociologia no Ensino Médio e as mobilizações em torno desta questão; 
f) o histórico das perspectivas metodológicas do ensino de Sociologia e os temas abordados.

Algumas orientações:

Destinam-se a professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores e discentes da graduação que desenvolvam atividades pedagógicas e/ou de pesquisa na educação básica ou superior.

O resumo deve descrever a proposta do trabalho, seus objetivos, o quadro teórico-metodológico, discussão e considerações finais. Deve ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, modo justificado e margem direita, superior e inferior de 2,5 cm e a margem esquerda de 3,0 cm. O resumo deverá ter no mínimo 300 palavras e no máximo 600 palavras. O título deverá ser digitado em letras maiúsculas, com alinhamento centralizado e em negrito. Após o título, com alinhamento à direita e espaçamento simples, a identificação do(a) autor(a) ou autores: nome completo, instituição, titulação, agência financiadora (quando houver) e o nome e o número do GT pretendido.

Cada autor(a) poderá inscrever um trabalho. Cada trabalho poderá ter no máximo 03 autores. Não há limite para trabalhos em co-autoria.

A proposta na forma de resumo deve ser enviada para o e-mail inscricao@eneseb2015.com.br juntamente com a ficha de inscrição preenchida.

Todos os autores que tiverem propostas de trabalho aprovadas nos GTs deverão submeter também, por meio do site do Eneseb, uma versão na íntegra do trabalho aprovado, até a data limite.

Datas:
Inscrição de resumos para GTs: 03/03 a 24/03/15
Envio de cartas de aceite por e-mail: 30/03 a 10/04/15
Envio de trabalhos completos: até 01/07/15

Interessados, entrem no site do evento e submeta sua proposta.

Realização do ENESEB 2015: 17/07 a 19/07/15
http://eneseb2015.com.br/?page_id=130

Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: