O uso do caderno de relatório em aulas no Ensino Médio e Superior

Por Roniel Sampaio Silva

Nossa memória é um labirinto. Em meio a esse labirinto de informações, turmas, atividades, e provas as vezes nos atrapalhamos nos registros e até mesmo na sequência didática das aulas.

Quando fiz meu estágio de docência tive a oportunidade de conhecer o trabalho da colega Patrícia Andrade, Professora de Sociologia do IFPI Campus Teresina Central. Ela utilizava nas suas aulas um caderno o qual chamava de “caderno de relatoria”, ele era semelhante a um caderno de atas de reuniões, aqueles de brochura (sem espiral) e que também são usados como diários de campo pelos antropólogos.
Como funcionava?
 

Cada turma tinha suas aulas registradas num caderno específico para ela. Os registros de cada aula era feito pelos alunos. No início da aula, o aluno que tinha sido designado para fazer o registro da aula anterior recapitulava o relatório referente ao último encontro para que o professor iniciasse a nova  aula.Ao término da leitura em voz aula para turma, a professora perguntava quem gostaria de fazer a relatoria da aula seguinte. Caso não houvesse candidatos, a professora poderia indicar um aluno para a tarefa. O estudante “da vez” levava o caderno pra casa e fazia o relatório o qual iria começar a próxima aula seguinte.

Não cheguei a ver detalhes do caderno de relatoria. Entretanto, creio que além da indicação da turma a qual pertence o caderno, na contracapa deve haver algumas tópicos norteadores para ajudar na confecção do registro.
SUGESTÕES PARA A REDAÇÃO DA
RELATORIA:
Inicie com Local, Data, horário.
Descreva como foi a aula.
Indique o objetivo da aula.
Quais foram os assuntos estudados, os principais conceitos, teorias.
O que você aprendeu durante a aula.
Quais os exemplos do seu cotidiano você pode relacionar com a aula.
Você pode colar imagens ou textos junto a sua relatoria para enriquecer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto.
A experiência da prática indicada tem sido muito boa para garantir a sequência didática das aulas, bem como, para que nós professores avaliemos qual a percepção dos
alunos sobre as nossas aulas.

 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

2 Comments

  1. Nossa.. Muito interessante.. Peça para Patrícia escrever um artigo sobre isto para termos mais detalhes desta experiência..

Deixe uma resposta