O que é Revolução e Reforma

 
O que é Revolução e Reforma 
Por Roniel Sampaio Silva

 

No nosso contexto político existem vários setores que têm opiniões divergentes sobre qual postura devemos tomar em torno dos nossos vários e emaranhados sistemas econômico, político e social. Tais posturas se resumem ao fato de que se deve conservar alguns elementos, reformar ou transformar outros. É no bojo dessa discussão que cabe diferenciar revolução e reforma.
Inicialmente, é necessário estabelecer o que é sistema. A principal característica de um sistema social segundo Lévi-Strauss (2014) é que este diz respeito ao conjunto de elementos os quais estão tão interrelacionados de maneira tal que a partir do momento que modifica um elemento, todo o sistema é também modificado.
Categoricamente, a diferença básica entre uma revolução ou reforma é que, ao contrário da reforma, a revolução altera a estrutura social vigente, enquanto a reforma modifica apenas os aspectos acessórios do sistema. (Silva & Silva, 2009). Um exemplo de revolução é a Francesa, justamente porque esta mudou a estrutura social de nobreza, clero e plebe para burguesia e proletariado, basicamente.
É possível fazer metáfora sobre o assunto para melhor entendimento. Reformar a casa significa modificar apenas os aspectos aparentes ou superficiais, tais como paredes e fachadas. Já uma revolução seria modificar os pilares, estruturas e alicerces. Pra isso, obviamente, é necessário construir um novo prédio.
Referências
LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Editora Cosac Naify, 2014.
SILVA, Maciel Henrique; SILVA, Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos. Editora Contexto, 2010.
ronielsampaio@gmail.com

Graduado em Ciências Sociais pela UFPI, mestre em Educação pela UNIR e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: