O conceito de ideologia em Mannheim

 
O conceito de ideologia em Mannheim
Por Cristiano das Neves Bodart

 

Mannheim em sua obra Ideologie und Utopie (Ideologia e Utopia) apresenta os conceitos de ideologia, detalhando suas peculiaridades e diferenças. É importante notar que Mannheim parte da concepção marxista de ideologia, porém não limita-se a ela.
Grosso modo, o marxismo toma esse conceito como uma distorção da realidade realizada pela classe dominante a fim de criar uma ilusão capaz de manter sua dominação. Desta forma, trata-se de um elemento diretamente ligado à classe burguesa e as contradições de classe.
Para Mannheim, existem dois tipos de ideologia: a ideologia particular e a ideologia total. A ideologia total é um sistema de símbolos que está na estrutura social de uma época e/ou de um grupo. Para Mannheim, ao contrário do pensamento marxista, todos os grupos são portadores de suas próprias ideologia, o que ocorre é que existem ideologias que sobrepõem a outra, mas esse sobreposição não é definitiva dentro do processo dialético histórico.
Tentarei simplificar e tornar mais didático as diferenças entre ideologia “Particular” e “Geral” por meio da tabela abaixo:
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e docente do Centro de Educação dessa mesma instituição de ensino. Fundador e editor do Blog Café com Sociologia. Pesquisa as temática "movimentos sociais" e "ensino de Sociologia".

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: