Por que estudar Sociologia no Ensino Médio?

Por que estudar Sociologia no Ensino Médio?


Por Cristiano das Neves Bodart

Como meu contato inicial na docência foi no Ensino Básico, essa indagação (Por que estudar Sociologia no Ensino Médio?) foi uma das primeiras que ouvi ao ministrar a disciplina Sociologia. A resposta pode ser dada pelo professor de forma simples e objetiva: para compreender o mundo e atuar sobre ele como agente ativo! Embora tal resposta seja correta, simples e objetiva, dificilmente os alunos se contentarão com ela. Dificilmente isso fará sentido para eles.
Frente a esse problema de não compreensão da importância de se estudar sociologia e a resposta retórica não ter muito sentido para os alunos, surge ao professor uma questão: O que dizer (ou fazer) frente a essa latente pergunta? 

Busquei, ao longo de alguns anos, uma resposta de melhor aceitação, mas descobri, pelo menos no meu caso (não que seja uma fórmula universal), que a resposta simples e objetiva não daria o resultado esperado e percebi que eu deveria demonstrar com exemplos concretos. Assim, passei a iniciar a aula falando e perguntando de algo que estava em evidência na escola, na cidade ou na mídia. A partir daí apresentava uma explicação sociológica para o fato tratado de forma que os alunos entendessem. Eram assuntos que eles conversavam entre si, pois meu objetivo era demonstrar que o conhecimento sociológico era útil para conversarmos com as pessoas; amigos, pais, irmãos e até com a (o) namorada(o). A proposta era exatamente conversar com eles sobre aqueles assuntos.

Para expor melhor minha experiência, menciono dois exemplos do que fiz na época.
Numa dada semana o assunto da aula seria “comportamento social”. Um dia antes da aula, duas alunas haviam brigado na escola. Com a permissão de ambas, as utilizei para exemplificar o conceito a ser estudado, bem como outros. As duas alunas residem em um bairro famoso pelo volume de brigas e escândalos que ocorrem na rua. Perguntei aos alunos, por que as duas agiram de forma violenta frente a uma discórdia que poderia ser resolvido de outra forma. A resposta veio rápido: professor, é porque moram no bairro X e lá é “no braço” que se resolve os problemas! Parece que tal resposta é carregada de preconceito, no entanto, busquei demonstrar, a partir da atitude delas, a influência do meio social no processo de socialização. Perguntei: E se residissem em um outro bairro? Demonstrei como o meio social influencia na ação dos indivíduos, mesmo aquelas que parecem instintivas. Aproveitei a oportunidade e expliquei o conceito de habitus, de Pierre Bourdieu.
Outro dia iniciei a aula falando do filme que havia passado na Rede Globo no dia anterior. Tratava-se do filme “Cão de briga”. Parti da seguinte pergunta: por que o personagem principal agia daquela forma? Isso poderia ocorrer na vida real? Existe alguma semelhança com as crianças que entram para o tráfego de drogas? A aula naquele dia seria sobre a criminalidade no Brasil. A partir do filme a aula acabou tomando o rumo em direção a reprodução do crime e as políticas públicas.
Fiz isso por quase todo o ano e o resultado foi muito bom. Notei que os alunos passaram a ver que a Sociologia podia torna-los mais inteligentes em relação a compreender e explicar o que acontece em seus cotidianos.
Em síntese, apenas dizer que a Sociologia serve para compreender a sociedade e lecionar “a História da Sociologia” é colaborar para o desinteresse dos educandos em relação a disciplina. A sugestão é fazer demonstrações disso.
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e docente do Centro de Educação dessa mesma instituição de ensino. Fundador e editor do Blog Café com Sociologia. Pesquisa as temática "movimentos sociais" e "ensino de Sociologia".

View more articles Subscribe
Leave a response comment11 Responses
  1. Gigante Egoísta
    janeiro 09, 16:26 Gigante Egoísta

    Satisfação enorme em conhecer seu blog…
    Ótima postagem por sinal!

    :]

    reply Reply this comment
  2. Cristiano Bodart Bodart
    janeiro 09, 16:28 Cristiano Bodart Bodart

    Obrigado e seja sempre bem vinda.

    reply Reply this comment
  3. Lucy
    fevereiro 07, 13:42 Lucy

    Cristiano,

    Vou trabalhar com a disciplina de Sociologia este ano e fiquei maravilhada com seu blog. Parabéns!!!

    Lucidalva.

    reply Reply this comment
  4. Cristiano Bodart Bodart
    fevereiro 07, 14:42 Cristiano Bodart Bodart

    Lucidalva, agradeço pelo elogio. Volte sempre.

    reply Reply this comment
  5. Débora
    março 10, 23:28 Débora

    Ola Cristiano, estou no 1º ano do Ensino Médio, e tenho aqui uma pergunta que não consegui responder:
    Qual é o perfil de quem estuda sociologia( quem busca ser sociólogo)?
    Ficarei muito feliz caso você me responda.
    Obrigado.

    reply Reply this comment
  6. Cristiano Bodart Bodart
    março 11, 01:53 Cristiano Bodart Bodart

    Débora… cada estudante de Ciências Sociais é único. Mas a maioria deles tem uma característica em comum: buscam compreender a Sociedade. No mais… é impossível descrever um perfil padrão. Só se fosse feito uma pesquisa a cada aluno. Desculpe, mas essa nem eu saberia responder.

    reply Reply this comment
  7. Anônimo
    março 22, 21:54 Anônimo

    Eu gostaria de saber porque a sociologia estuda os filmes ? Alguem poderia me responder ?

    reply Reply this comment
  8. Cristiano Bodart Bodart
    março 23, 00:26 Cristiano Bodart Bodart

    Existem vários motivos, os quais variam de acordo com o objetivo do estudo. Mas geralmente se estuda os filmes por representar, grosso modo, uma dada realidade social. Assim é possível levar tal "realidade" para dentro de uma sala de aula, por exemplo.

    reply Reply this comment
  9. Yoyi Larra
    julho 05, 16:24 Yoyi Larra

    Muito bom, esclarecedor como sempre:
    Tenho sua autorização para utilizar TEXTUALMENTE seu artigo em sala de aula?
    Grata
    Gloria

    reply Reply this comment
  10. Yoyi Larra
    julho 05, 16:25 Yoyi Larra

    Muito bom, esclarecedor como sempre:
    Tenho sua autorização para utilizar TEXTUALMENTE seu artigo em sala de aula?
    Grata
    Gloria

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: