Ao contrário do que você pensava, a doutrina socialista foi(é) triunfante!

 

 

Ao contrário do que te contaram, a doutrina socialista foi(é) triunfante!
Por Cristiano das Neves Bodart
É comum o argumento simplista de que “o socialismo não deu certo”. Sob certa perspectiva, mais crítica e menos simplista, essa assertiva é equivocada. O socialismo, sob uma perspectiva mais ampla, é uma doutrina triunfante.
Alguns argumentarão: mas como é triunfante se não deu certo na Ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (ex-URSS)! Ou ainda dirão: Veja as condições atuais de Cuba e Coréia do Norte! Esses argumentos são simplistas e, por sua simplificação, reduz o socialismo à regimes políticos e práticas de governos ditatoriais que foram colocados em práticas a partir de concepções diferentes (inclusive bem diverso da proposta marxiana), não o compreendendo enquanto doutrina.
Olhando o socialismo como doutrina, notamos que este triunfou, não como muitos socialistas desejavam, mas triunfou em questões de grande importância para a classe trabalhadora. Como disse certa vez o sociólogo Antonio Candido, “o que se pensa que é a face humana do capitalismo é o que o socialismo arrancou dele”*.
Compartilho com Antonio Candido de que o socialismo são “todas as tendências que dizem que o homem tem que caminhar para a igualdade e ele é o criador de riquezas e não pode ser explorado”.
O socialismo, sob essa perspectiva, é, como afirmou Candido, o irmão gêmeo do capitalismo. Surgiram juntos, na Revolução Industrial, e percorreram a história moderna lado a lado. O Capitalismo da Primeira Revolução Industrial deu origem ao operário de fábrica, assalariado, explorado e, muitas vezes, castigado fisicamente. É nesse mesmo contexto de ampliação do sofrimento e exploração do operário, fruto do objetivo genuíno capitalista, que desenvolveu-se as diversas tendências que lutavam contra a exploração e expropriação do trabalhador, o que veio a ser classificado/conhecido como socialismo em suas diversas tendências/tipos.
O que hoje se pregoa como “face humana do capitalismo” é o triunfo do socialismo. A face do capitalismo é baseado na mais-valia, na apropriação do trabalho de outrem, da exploração que viabiliza o acúmulo de capital e maximiza as desigualdades sociais. As conquistas sociais e trabalhistas não foram conquistas do capitalismo, mas conquistas socialistas que, com muitas lutas, foram minando a estrutura capitalista. Assim, a jornada de trabalho reduziu, instituiu-se um salário mínimo, férias, 13º salário, licença maternidade, justificativa de falta por meio de atestado médico, etc. Eis elementos socialistas que minaram o capitalismo. Ou você acredita que são conquistas do capitalismo? Como disse Antonio Candido*,

“O que se pensa que é face humana do capitalismo é o que o socialismo arrancou dele com suor, lágrimas e sangue. Hoje é normal o operário trabalhar oito horas, ter férias… tudo é conquista do socialismo.”

As conquistas trabalhistas no interior dos países europeus, por exemplo, deu-se a partir de lutas fomentadas pelos ideais de igualdade, as quais são princípios socialistas. Suas reivindicações estão sendo cada vez mais adotadas e onde isso não vem ocorrendo de forma mais ampla, as condições de vida da maior parte da população são lamentáveis. O socialismo precisa avançar ainda mais. Não estou me referindo a nos tornar um país de regime socialista (sobretudo destes que têm por aí), mas os ideais socialistas de igualdade devem minar a lógica capitalista rumo a um mundo menos desigual e mais justo.
Nesse sentido e sob essa perspectiva, o Socialismo vai avançando… vai mimando o capitalismo de tal forma que muitos direitos trabalhistas já são amplamente reconhecidos. Antes clamar por melhores condições trabalhistas era coisa de “comunista”, hoje nem tanto. E o socialismo vai mimando também a percepção da sociedade… quem sabe há uma luz no fim do túnel?
*Entrevista publicada originalmente na edição 435 do Brasil de Fato.

 

 
Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
Leave a response comment22 Responses
  1. Eu e Ela
    abril 04, 13:11 Eu e Ela

    Muito bom! Como faço para ser colunista opinativo do site? Existe algum processo para tal?

    reply Reply this comment
  2. Pedro Barbosa
    abril 05, 13:54 Pedro Barbosa

    Questionável, no Brasil a maioria das conquistas trabalhistas saíram de governos militares.

    reply Reply this comment
  3. Radamés Rogério
    abril 05, 14:14 Radamés Rogério

    Parabéns Cristiano, a imaginação sociológica está sempre contigo.

    reply Reply this comment
  4. Firmeza Neto
    abril 07, 20:18 Firmeza Neto

    O seu grande equívoco é associar políticas públicas de cada tempo a méritos socialistas. Não existe triunfo social quando as práticas são realizadas a base de imposições ferindo um princípio básico de qualquer sociedade, a liberdade! Inacreditável esse texto.

    reply Reply this comment
  5. Claudio Mendes de Oliveira
    abril 08, 00:56 Claudio Mendes de Oliveira

    O socialismo mina o capitalismo até sufocá-lo e extingui-lo, será que viremos sem o capitalismo? Sem lucros?

    reply Reply this comment
  6. Unknown
    abril 08, 18:37 Unknown

    Quanta baboseira!

    reply Reply this comment
  7. Aninha Rocha
    abril 09, 10:42 Aninha Rocha

    O pseudosocialismo sempre plagiando os acontecimentos e conquistas passadas!! Fala sério, né!!!! Essa doutrinação esquerdista patológica que se infestou pelos campos das ideias nos meios escolares e acadêmicos têm ter fim!!! Basta de tanta mentira ( característica dos "vermelhos") para se conseguir arrebanhar estudantes/ militantes. Obs: Hitller foi um exímio exemplo de líder carismático pelo seu partido nacional SOCIALISTA.. Digo, Nazismo. Vamos dar um basta nisso!!!! Chega!!!! Prestem bem atenção o que seus filhos estão estudando nas escolas e universidades!!! Se realmente estão aprendendo ou sendo doutrinados por uma ideologia nazopatologica!!!! Atenção!!!!

    reply Reply this comment
    • Marcelo Felicio
      abril 21, 13:05 Marcelo Felicio

      Parabéns Aninha Rocha!! Taí uma autêntica representante dos valores e princípios morais e anticomunistas!!! Heil Hitler….kkkkkk
      Inimaginável este tipo de mentalidade…só falta ela dizer: Salvem nossas criancinhas…bizarro!!!!

      reply Reply this comment
  8. Matheus dos Anjos
    abril 10, 02:34 Matheus dos Anjos

    Engraçado que os USA é o centro do capitalismo e mesmo assim o governo presta mais assistencia ao povo que muito país socialista…engraçado também que lá a qualidade é tão boa que muita gente mesmo fora de status e sem documentos e nacionalidade americana vive melhor lá do que no seu país de origem…uma sugestão aos meus amiguinhos do viva lá revolución, tire da sua casa td o que o capitalismo criou (técnologia, utilidades etc) e fique com td o que o socialismo criou (livros) eveja com o vc prefere viver…sim o sistema capitalista e os maus empresários/patrões explorar mau o trabalhador, mas pra isso cria-se leis para regulamentar e melhorar as relações de trabalho e mesmo assim o siztema pode continuar sendo capitalista…

    reply Reply this comment
    • Pablo
      junho 02, 10:46 Pablo

      Cuba tem o maior IDH das Américas. Veja como os negros, latinos e todos os não anglo saxões são tratados nos EUA. Você fala tão bem dos EUA por que você não vai viver no Iraque ou na Síria onde os EUA concentram todos seus "esforços" e "ajuda humanitária". Você endeusa tanto os EUA que me parece que você se lembra que foi a única nação que usou bombas atômicas e, ainda por cima, contra civis dizimando cidades inteiras.

      reply Reply this comment
      • j. Leon
        novembro 06, 01:36 j. Leon

        Ta vamos la, o indice de desenvolvimento humano… de onde vc tirou que Cuba tem o maior Idh das Americas meu jovem?? Me diga quantas pedras seu professor de historia deu pra vc fumar e buscar essa informaçao?? O maior IDH da America é o dos EUA segundo pesquisa da ONU… e olha o que você cita… Siria?? Iraque?? Paises controlados por ditadores meu jovem… regimes ditatoriais baseados no socialismo… os EUA oferecem ajuda… mas nao vao interferir no modo de governo do país… se vc acha Cuba tao legal… vai pra la entao… morar num lugar onde retem mais de 60% do salario dos seus medicos que trabalham aqui… vai pra la trouxa…

        reply Reply this comment
  9. Ana Carolina
    abril 10, 10:43 Ana Carolina

    Vê-se, por alguns comentários, que realmente os internautas carecem – e muito – de interpretação de texto.

    reply Reply this comment
  10. Ana Carolina
    abril 10, 10:43 Ana Carolina

    Vê-se, por alguns comentários, que realmente os internautas carecem – e muito – de interpretação de texto.

    reply Reply this comment
  11. Willian Kallan
    abril 11, 18:14 Willian Kallan

    via Socialista de Iphone

    reply Reply this comment
  12. Vitor Hugo Silva
    abril 15, 13:43 Vitor Hugo Silva

    Sugiro que da próxima vez editem este artigo em quadrinhos, pois alguns carecem, urgentemente, de exercício interpretativo. Muito boa a reflexão. Ainda que seja reflexos do socialismo nestas conquistas, a sua assinatura está ali.

    reply Reply this comment
  13. Rita Macias
    abril 15, 15:39 Rita Macias

    Excelente reflexão!!

    reply Reply this comment
  14. Luciana
    abril 16, 20:30 Luciana

    Excelente texto! Muito bem colocado.

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: