Curso imperdível ministrado pelo grande pensador Michael Löwy [curso marxismo e religião]

 

 

Postado por Cristiano das Neves Bodart
Em 2014, quando cursava o doutorado em Sociologia pela USP tive o prazer de participar do curso “Sociologia marxista da Religião”, ministrado por Michael Löwy no curso de pós-graduação em sociologia da USP e viabilizado pelo Programa Escola de Altos Estudos da CAPES. A Boitempo, no ano passado [2015], disponibilizou no Youtube o curso e só agora tive conhecimento de tal divulgação. É com prazer que compartilho com nossos leitores esse curso enriquecedor.

 

“◥ OBJETIVO DO CURSO
O objetivo deste curso é apresentar alguns autores importantes da sociologia marxista da religião, dando particular enfase à cientistas sociais que geralmente não são considerados como “sociólogos da religião”. A reflexão marxista sobre a religião não pode ser reduzia a clássica fórmula “o ópio do povo”. Não só os escritos de Marx e Engels sugerem uma visão bem mais rica e complexa dos fatos religiosos, mas existe uma grande diversidade de enfoques, com um caráter interdisciplinar, na nebulosa do pensamento marxista do 20.
Este é um aspecto geralmente ignorado nos programas de sociologia da religião, mas também nos estudos sobre a historia do pensamento marxista. Vários dos autores aqui discutidos são marxistas “heterodoxos” e suas interpretações de fenômenos religiosos são bastante inovadores em relação aos “clássicos”, mesmo se ha uma continuidade ao nível metodológico. Serão abordados tanto objetos que geralmente não são considerados como “religiosos” (por exemplo, o capitalismo), assim como fatos que fazem parte do repertorio tradicional das ciências sociais da religião (milenarismos)” (BOITEMPO).
Abaixo estão as quatro aulas:

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta