Conquista: agora Sociologia e Filosofia terão 2 aulas semanais no estado do Rio de Janeiro

 

Conquista: agora Sociologia e Filosofia terão 2 aulas semanais no estado do Rio de Janeiro

 

Por Cristiano das Neves Bodart

 

Após muita luta, no Rio de Janeiro a Sociologia e Filosofia passarão a ter 2 aulas semanais em cada uma das séries do Ensino Médio, totalizando 240h no currículo. A resolução dispõe sobre a grade curricular de 2017.
A RESOLUÇÃO SEEDUC nº 5440 de 10 de maio de 2016, foi publicada em 11 de maio de 2016 no Diário Oficial do Estado.

Segue a resolução:

Secretaria de Estado de Educação
ATO DO SECRETÁRIO

 

RESOLUÇÃO SEEDUC Nº 5440 DE 10 DE MAIO DE 2016 DISPÕE SOBRE O ANEXO II DA RESOLUÇÃO SEEDUC Nº 5.330/2015, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o que consta no processo nº E- 03/001/5888/2015,
RESOLVE:
Art. 1º – A Matriz Curricular prevista no Anexo II da Resolução SEEDUC nº 5.330, de 16 de setembro de 2015, referente ao Ensino Médio – Parcial – Diurno e Noturno, alcançará terminalidade em 31/12/2016.
Art. 2º – Na fixação das diretrizes para implantação da Matriz Curricular referente ao Ensino Médio – Parcial – Diurno e Noturno, a partir do ano letivo de 2017, será observado o disposto no Anexo Único desta Resolução.
Art. 3º – Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Rio de Janeiro, 10 de maio de 2016

 

ANTONIO JOSÉ VIEIRA DE PAIVA NETO
Secretário de Estado de Educação
Link para o Diário Oficial: AQUI

Assim ficará a matriz curricular da rede pública de Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro a partir do próximo ano letivo:

 

Os impactos dessa mudança serão bastante benéficas para o ensino de Humanas e não apenas para as duas disciplinas que tiveram suas aulas ampliadas, uma vez que o aluno terá acesso a um repertório maior de conceitos e teorias para compreender a realidade social, o que o ajudará nas aulas, por exemplo, de História e Geografia.Outro impacto se dará na qualidade de trabalho dos professores de Sociologia e Filosofia que tendo menos turmas terão melhores condições de preparar suas aulas, isso por conta da redução do sobrepeso causado pelo excesso de turmas.

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

9 Comments

  1. Parabéns,por esta conquista! Enquanto isso,é lamentável,que o Rio Grande do Sul,faz justamente o contrário:Reduz a carga horária dessas disciplinas de duas,para uma hora semanal.

  2. Parabéns a todos que lutaram por essa conquista!!!
    Gostaria de lutar por isso aqui em minha cidade, porém não sei como começar. Estou me formando agora e gostaria de lutar por essa mudança de realidade aqui em Teresina-PI.
    Alguém pode me ajudar com alguma informação.

Deixe uma resposta