Recontextualização didática: agência x estrutura

Recontextualização didática: agência x estrutura 

 Por Cristiano das Neves Bodart

.

A música pode vir a ser utilizada nas aulas de Sociologia de forma bem produtiva e de diversas maneiras (Veja aqui um artigo de como analisar letras de músicas nas aula de sociologia). Uma delas é sua utilização como introdução de um conteúdo ou um conceito sociológico, bem como uma perspectiva teórica.

.

Nessa postagem dou um exemplo bastante útil para introduzir a tradicional questão sociológica: agência x estrutura. Em síntese, a proposta é realizar uma recontextualização didática* dessa discussão a fim de torna-la mais próxima dos educandos.

.

Passamos assim para a sugestão prática para uma aula com turmas iniciantes na disciplina de Sociologia, seja no Ensino Básico ou Superior:

.

PRIMEIRO MOMENTO: 

O professor traz a frase: “O sucesso depende só de você!” e pergunta aos educandos se concordam ou descordam dela.

.

SEGUNDO MOMENTO: 

Feito isso, explica à turma o conceito de agência e de estrutura.

.

TERCEIRO MOMENTO: 

Apresentar aos alunos a música “Não vou me adaptar” de Nando Reis. É importante o acesso dos alunos à letra da música.

.

QUARTO MOMENTO:

Perguntar aos alunos se é possível não nos adaptarmos, como indica a música. A partir desse momento, dialogue com os alunos a partir das contribuições de autores que defenderam a predominância da estrutura sobre as escolhas dos indivíduos (K. MARX), assim como aqueles que evidenciaram a predominância da agência (M. WEBER e E. GOFFMAN) e dos que trabalharam com a coexistência de ambas, ainda que reconhecendo a força da estrutura (N. ELIAS e P. BOURDIEU).

 

.

.

Segue a letra da música: 

Música: Não Vou Me Adaptar

Cantor: Nando Reis

Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia

Eu não encho mais a casa de alegria

Os anos se passaram enquanto eu dormia

E quem eu queria bem me esquecia

.

Repetir a música

Clique aqui para acessar a letra completa

 .

.

Vídeo:

* Alguns preferem usar o conceito de “transposição didática”.

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

  1. otimo site, cristiano, junto com roniel, esta de parabens. muito materiais didaticos, ricos suportes para os educadores. fico muito feliz em visitar este espaço que é uma verdadeira ala de formaçao e conteudo.

Deixe uma resposta