Você já pensou em usar podcast para ensinar sociologia? Veja essa experiência vencedora!

 

 

Você já pensou em usar podcast para ensinar sociologia? Veja essa experiência vencedora do prêmio Professores do Brasil de 2014!É muito comum o professor se deparar com a dificuldade de transmitir o que aprendeu na universidade aos seus alunos, sobretudo do Ensino Básico. Os editores do “Blog Café com Sociologia” publicaram um artigo em formato de relato de experiência docente onde contam como se utilizaram de uma ferramenta tecnológica para realizar a aproximação entre o conhecimento sociológico e os alunos, assim como do professor.
O texto foi publicado na Revista Educação, Ciência e Cultura.

Segue o resumo do mesmo. No fim da postagem encontrará o link para o texto completo.

 

O uso do Podcast como recurso didático de Sociologia: aproximando habitus

 

Roniel Sampaio Silva 
Cristiano das Neves Bodart

Resumo

Esse paper caracteriza-se como um relato de experiência docente, tratando-se de uma descrição de prática pedagógica cujo objetivo foi aproximar os habitus dos educandos e do docente a fim de promover um ensino-aprendizado mais significativo. A prática apresentada foi, em 2013, vencedora do Prêmio Professores do Brasil na categoria “Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo”. Busca-se descrever como se deu o planejamento e execução de uma proposta de uso de podcast em aulas de Sociologia, a qual fundamentou-se sob uma perspectiva teórica da Sociologia Culturalista, sobretudo a partir das colaborações de Pierre Bourdieu. Tal prática apresentou resultados satisfatórios, destacando que o podcast pode vir a ser uma ferramenta de aproximação de habitus.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem; Podcast; Sociologia; Habitus.

Link para o texto completo: AQUI

 

Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: