Dica de filme socialização – Lobo na Família, Um

capa do filmeFicha técnica

(Walk Like a Man)
Comédia, EUA, 1987, 90min; colorido. Direção: Melvin Frank
Sinopse
Um bebê se separou de sua família durante uma excursão, e, levado por lobos, vive durante 25 anos na floresta completamente adaptado à vida selvagem. Quando descoberto é reintroduzido à civilização. Enquanto a mãe está cheia de alegria em vê-lo novamente, Henry está mais preocupado com a perda de parte da herança que lhe caberia caso Bobo não tivesse sido encontrado.

Reflexões Sociológicas
Os relatos de crianças que foram adotadas e/ou cresceram em meio a ursos, lobos ou macacos, e foram capazes de assimilar posturas e expressões que os diferenciavam do homo sapiens, são comuns.

Temos os casos famosos de Victor de Aveyron, achado na selva de Aveyron, o menino-lobo achado em 1344, na região de Hesse, na Alemanha, citado pelo filósofo francês Jean-Jacques Rousseau no Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens e Amala e Kamala que foram descobertas vivendo entre lobos numa caverna da Índia.
cena
O filme dos anos 80, Um lobo em minha família, que apesar de ser uma comédia, retrata, ao seu modo, a história de um menino que viveu grande parte de sua vida nas montanhas com uma matilha de lobos perseguindo outros animais e latindo para a lua. A inserção desses indivíduos no mundo civilizado pressupõe a aquisição dos certos hábitos e costumes desenvolvidos historicamente, pois, o completo e permanente isolamento social dificulta a sociabilidade que se desenvolve pelo processo de socialização.


Sugestões temáticas

– Sociabilidade
– Comunicação
– Contatos sociais
– Interação Social
– Convívio Social – Socialização

Mais informações
Tanto na vida real como na ficção, está o fato de homens sobreviverem às condições adversas de frio e calor e, muitas vezes, ao ataque dos animais e terem o árduo caminho de saírem da condição de selvagens e se tornarem “civilizados”, tendo sua condição humana reconhecida.

A historia de Bobbo poderia ter sido diferente caso não tivesse ficado nas montanhas sob o cuidado de lobos. Quando do nascimento da criança ocorre o processo da educação, onde a instituição familiar, ou, no caso da ausência dessa o Estado, tem a função de educar para a vida em sociedade. Em Bobbo esse processo foi interrompido quando ficou entre os lobos.

 

Publicado originalmente em: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=568#

ronielsampaio@gmail.com

Graduado em Ciências Sociais pela UFPI, mestre em Educação pela UNIR e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: