Querem excluir a Sociologia e a Filosofia do Ensino Médio – Vai ter Luta!

1chamada-copy

[Ensino de Sociologia – Vai ter Luta!]

Por Cristiano Bodart

Precisamos criar um novo momento para a História do Ensino de Sociologia! Precisamos fazer frente a tentativa sorrateira de excluir a Sociologia e a Filosofia do Ensino Médio (1).

Didaticamente acredito que podemos assim pensar a recente história do Ensino de Sociologia em três momentos (2) e, consequentemente, entender que hoje estamos mais forte do que nunca, prontos para promovermos um quarto momento de grande importância:

Tivemos um 1º momento (final dos anos de 1980 até 2008), o qual me parece ter sido marcado pela mobilização política para o retorno da Sociologia no Ensino Médio, período onde a ação militante prevalecia sobre a mobilização intelectual. Período com insipiente base teórica que sustentasse os argumentos em prol de seu retorno; argumentos quase sempre pautados na ideia genérica de que a Sociologia seria uma disciplina formadora de cidadãos críticos, portanto importante em um regime democrático;

O 2º momento (entre 2008 e 2010) esteve marcado por maior clareza quanto aos objetivos do ensino de Sociologia (que girou em torno de promover um olhar marcado pela estranheza e pela desnaturalização da realidade, próprio do “artesanato sociológico”). Nesse período as duas grandes perguntas eram: o que ensinar e como ensinar?

Um 3º momento (anos de 2010) me parece que esteve marcado pela ampliação das pesquisas relacionadas, sobretudo, à prática docente em Sociologia, o contexto escolar de sua prática e a formação de licenciados em Ciências Sociais. Período marcado pela maior organização institucional e aproximação de pesquisadores em torno de eventos importantes sobre a temática.

O 4º momento (pós proposta de Reforma do Ensino Médio do Governo Temer) precisamos promover; urgente! Promover na direção de mobilizar o repertório acumulado: capacidade de mobilização de militantes (dos anos 2000), a clareza da importância do ensino de Sociologia construída e significativamente consolidada (pós 2008) e mobilização institucional.

Em outros termos: hoje temos maiores condições de lutar e vai ter luta!


Notas:

(1) Ao excluir da LDB a indicação de obrigatoriedade da presença da Filosofia e da Sociologia no Ensino Médio e incluir no lugar o termo genérico “Ciências Humanas” sabemos que ao menor sinal de dificuldade, por exemplo, com contratação de professores, a escola estará as excluindo do currículo, pois a Lei dá margem para jeitinhos/adaptações. A permanência dessas duas disciplinas dependerá de sua presença na BNCC, o que facilmente poderá ser retirada sem exigência de aprovação do Congresso.

(2) Estamos ciente das limitações acarretadas pela simplificação e imprecisões trazidas pelas periodizações, mas julgamos necessário sermos aqui mais didático.


Mais informações (por Roniel Sampaio):

Ao contrário do que dizem, a obrigatoriedade da Sociologia e Filosofia foi retirada da LDB. Confiram o novo texto da lei, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

14470413_874920379275888_1341226475859313485_n

Divulgue! Mobilize-se! Vamos à luta!

Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP.

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
  1. William
    novembro 08, 17:22 William

    Eu como estudante sou totalmente contra, querem tirar filosofia e sociologia pois elas abrem a mente e nos dao um pensamento crítico, e isso nao é bom para eles. eles querem uma geração alienada, que não luta e aceite sem discutir, e é isso que essas matérias que eles desejam tanto tirar. E com certeza se essas matérias já tivessem sido retiradas a alguns anos atrás concerteza não estaria aqui escrevendo sobre o assunto. Infelizmente é isso que o brasil quer menos mentes pensantes.

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: