Farsa aprovada na Câmara dos Deputados: exclui-se sorrateiramente a Sociologia e a Filosofia

image_pdfimage_print

2

Farsa aprovada na Câmara dos Deputados

Por Cristiano Bodart*

Foi aprovado naquela “casa de leis” a “inclusão de conteúdos e práticas” de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio.

Em termos práticos, não será mais necessário contratar professores formados nessas áreas do conhecimento, uma vez que deixa de ser disciplina para ser “conteúdo e prática” a serem “diluídos em qualquer disciplina de Humanas.

É revoltante ver tamanho retrocesso.

Propõe ampliar a carga-horária e excluir disciplinas? Isso é bem contraditório!

Propõe haver “conteúdo” (diluído) de Sociologia e Filosofia sem que haja determinante legal que justifique a contratação de professores especialistas nessas áreas de conhecimento. Não contratando professores (já que Educação é custo) dessas áreas, elas serão dadas (se for) por professores que não têm formação para tal tarefa, sendo “jogado” nas suas costas uma responsabilidade para a qual não se prepararam. Mais uma vez a educação sendo “empurrada com jeitinhos”.

Repito: é revoltante ver tamanho retrocesso.

A partir de agora, se assim continuar no Senado**, teremos um Ensino Médio ainda mais problemático e incompleto. Retrocedemos ao menos 8 anos ou, talvez aos anos de 1970 quando imperava a pedagogia tecniscista.

A Associação Brasileira de Ensino de Sociologia está promovendo abaixo-assinado para encaminhar ao Senado. Assine e colabora com essa luta. Link para o abaixo-assiando AQUI

Nota:
*Doutor em Sociologia(USP), professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e editor do Blog Café com Sociologia.

**A matéria ainda será votada no Senado e depois sancionada pelo presidente.

Cristiano Bodart Bodart

<p>Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e docente do Centro de Educação dessa mesma instituição de ensino. Fundador e editor do Blog Café com Sociologia. Pesquisa as temática “movimentos sociais” e “ensino de Sociologia”.</p>

View more articles Subscribe
Leave a response comment2 Responses
  1. Robert
    dezembro 16, 14:41 Robert

    Deixa ver se entendi… é possível um professor, digamos, de Física, dedique uma aula para falar de como Newton iniciou o estudo da gravidade, pode se contar que foi “aplicado” o conteúdo de Filosofia exigido?
    E ficaria por isso mesmo?

    reply Reply this comment
  2. Elizabeth Hoisel
    agosto 10, 20:09 Elizabeth Hoisel

    “Sociologia sempre!!!”

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: