/

Reportagem sobre socialização: crianças criadas por animais

Reportagem sobre socialização discute sobre seres humanos criados por animais

Por Cristiano das Neves Bodart

O professor deve, sempre que possível, variar nos usos dos recursos didáticos. Uma possibilidade interessante é utilizar reportagens temáticas, como a que buscamos indicar neste post. Lembre-se, os recursos didáticos não são por si só suficientes para uma aula de Sociologia. É necessário base sociológica para tratar os temas em sala de aula, cuidando para que haja uma transposição didática de acordo com o nível dos alunos.

O Programa de TV “Domingo Espetacular”, em 2010. transmitiu uma reportagem que nos ajuda a pensar o processo de socialização, conceito importante para a compreensão de todos os outros fenômenos sociais (veja texto conceitual AQUI). Sem compreender o processo de Socialização e suas consequências, dificilmente os alunos terão condições de absorver os temas tratados nas aulas de Sociologia. Por isso, dê atenção a essa temática e avance para outros conteúdos apenas quando tiver certeza que os alunos a compreendeu.

Segue as reportagens:

 

O uso desses documentários devem ser acompanhados de textos ou explicações conceituais (Uma sugestão de texto pode ser encontrada AQUI). Tarefa de mediação do professor para que os alunos compreendam o conteúdo tratado no documentário.

O documentário pode ser orientado. O professor previamente pode elaborar perguntas cujas respostas os alunos encontrarão na medida que assistirem e compreenderem o que o documentário transmite.

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta