/

Relato de experiência docente: “Problemas em Perfeição”

Professor: Miguel Neto Rodrigues Caripuna *

Sociologia – 1º Ano do Ensino Médio

Abaetetuba – Pará.  

*

Escola em Regime de Convênio Colégio São Francisco Xavier

Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará

Resumo

            A atividade “Problemas em Perfeição” foi realizada junto aos alunos do 1º Ano A, 1º Ano B, 1º Ano C, 1º Ano D, 1º Ano E, 1º Ano F, 1º Ano G e 1º Ano H do Colégio São Francisco Xavier, município de Abaetetuba, Pará. A atividade teve por objetivos discutir as questões sociais na sociedade brasileira a partir da visão dos alunos e desenvolver nos alunos a capacidade de retratar os problemas sociais por meio de uma atividade artística (desenho) e um relato textual.

            A ideia da atividade surgiu quando estávamos finalizando o assunto “A Revolução Industrial e o Surgimento da Sociologia” e queríamos falar aos alunos sobre as questões sociais do período de início da revolução industrial e das atuais questões sociais que ainda atingem a sociedade, de modo especial, a brasileira. Assim, após fazermos algumas pesquisas com letras de músicas, escolhemos a música “Perfeição” (composição de Renato Russo) da banda Legião Urbana. A escolha se deu em virtude desta música fazer referência a diversas questões sociais que são conhecidas pelos alunos e que permanecem existindo há muitos anos. A letra da música “Perfeição” foi escrita na década de 1980, porém mais de 20 anos depois a realidade brasileira continua sendo marcada por questões que já eram detectados no Brasil naquele momento.

 Para organizar a execução da atividade mandei gravar um CD com canções da banda Legião Urbana, entre elas “Perfeição”. Também coloquei em uma folha a letra da música, tirei cópias para distribui-las aos alunos. Depois de ouvir a canção e ler a letra solicitei a eles que escrevessem o que pensavam. Mas houve dificuldade deles se expressarem por escrito.  Então criei uma folha padronizada para os alunos fazerem os desenhos e outra para os textos. A atividade teve como conceito 2,0 pontos (1,0 ponto para o desenho e 1,0 ponto para o texto).

 A atividade foi desenvolvida no mês de maio de 2009 como complemento à 1ª avaliação. A atividade iniciava com a distribuição das letras da música aos alunos, em seguida reproduzi a música para os alunos por meio de um aparelho de som. Depois fiz comentários sobre a música, respondi perguntas e tirei dúvidas dos alunos. O procedimento seguinte foi o de dividir os alunos em equipes e orientar a tarefa. Entreguei a cada equipe as folhas para fazerem o desenho e o texto. O desenho teria como base a expressão de uma questão social citado na música ou da realidade dos alunos, eles também poderiam fazer referências a questões sociais de nível mundial, nacional ou local. A avaliação se deu por meio de diálogos com os alunos no momento em que eles estavam produzindo os desenhos e os textos. Os alunos explicavam o que estavam desenhando e o significado, com relação aos textos falavam porque decidiram escrever sobre determinada questão. Percebi que naquele momento os alunos estavam produzindo informações que poderiam ser usadas em outras aulas, pois os desenhos expressam diferentes assuntos, como: violência, degradação ambiental, corrupção, miséria, o descaso com as políticas públicas, desigualdade social e outros. Assim, a atividade “Problemas em Perfeição” contribuiu para a produção de conhecimento por parte dos alunos mostrando que nossos alunos possuem percepção da realidade social, são pessoas que pensam e tem o que dizer. Cabe a nós professores orientá-los para que percebam sua sociedade com olhar mais fundamentado, para perceberem que não há nada de natural na existência das questões sociais, ou seja, apontar caminhos para que eles façam o processo de desnaturalização de suas realidades. Além disso, abrir espaços para que possam se expressar o que pensam da melhor maneira possível .    

           

Palavras-chave: Música, Desenho e Questões Sociais.

A letra de Perfeição e o vídeo podem ser encontrados em https://letras.terra.com.br/legiao-urbana/46967/

Abaixo alguns desenhos produzidos pelos alunos: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Compartilhado por Nelson Tomazi.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

  1. Gostei muito da proposta de trabalho! Vou usar nas minhas turmas de Primeiro Ano.
    Agradeço por repartir a ideia!

Deixe uma resposta