Programa Pluriverso – sobre as Ocupações dos estudantes secundaristas

Ocupação dos estudantes secundaristas em debate

O Programa Pluriverso nasceu no intuito de levar o conhecimento da sociologia para além dos muros das universidades. O Pluriverso é fruto do grupo de pesquisa, ensino e extensão Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais (DIPEM).

Um dos objetivos do programa é o de promover à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, se tornando um espaço para o debate da sociologia inter-relacionado a temas do cotidiano da sociedade. A construção do Pluriverso é feita de forma coletiva, tendo participação da comunidade através do Facebook, de professores e de alunos.

O programa acontece no formato de “revista”, o que busca dinamizar o programa e as discussões dos temas sociológicos, assim sempre fazendo parte do Pluriverso uma música tema do assunto, dicas de filmes, documentários ou livros. Também é característica do nosso programa conversas e discussões menos acadêmicas e mais leves, mas sem perder o rigor teórico que as ciências sociais exigem.

O programa acontece no município de Rio Grande (RS), onde fica a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Rádio FURG FM 106,7, onde o programa é gravado e transmitido semanalmente pela rádio universitária. Fazem parte da nossa equipe os docentes da área de sociologia da FURG, Cristiano Engelke e Sérgio Botton Barcellos, além de dois discentes da FURG, Nathália Neves e Rafael Vianna, e um discente da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Nilton Sainz.
A equipe do Programa Pluriverso fica honrada em poder fazer parte do Blog Café com Sociologia, na qual consideramos que além de fazer o papel de aproximar a sociologia das pessoas, também faz um papel fundamental em auxiliar professores da área e estudantes que procuram conhecimento nas ciências sociais. Dessa forma, esperamos agregar cada vez mais ao blog, e procurar estabelecer com mais pessoas o diálogo e a reflexão crítica sobre temas cotidianos.

Nilton Sainz
(Graduando em Ciências Sociais pela UFPEL)

Sinopse do 2° programa (1° para o Café com Sociologia) sobre as Ocupações dos estudantes secundaristas

As Ocupações no Brasil foi um movimento importante que demonstrou a força de luta que os secundaristas têm, seus métodos e a organização que – adolescentes (com toda a carga negativa que a palavra tem) – tiveram em um momento complicado, impressionando e pressionados por toda comunidade escolar e a sociedade brasileira. Se conseguiram ou não alcançar suas pautas, é uma outra conversa, mas o modo como se organizaram, a experiência que adquiriam e o novo olhar que esse processo trouxe perante a escola, é o que vamos conversar nesse Pluriverso.
Chamamos para a conversa o Professor Ricardo Severo, da Universidade Federal do Rio Grande, que vêm pesquisando as Ocupações nas cidades de Rio Grande/RS e Pelotas/RS em 2015 e 2016. Também convidamos a secundarista Ana Clara, estudante do Ensino Médio aqui em Rio Grande, e participante da Ocupação na escola dela, que trouxe uma visão muito construtiva para o entendimento desse processo.

Aqui no Pluriverso também tem música e dica da semana, mas já contamos muito spoiller por aqui!

Nathália Neves
(Graduanda em economia pela FURG)

 

 

Ouça a segunda edição do programa aqui:

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe uma resposta