Programa Pluriverso – Mineração no Brasil e Bioma Pampa

Pluriverso: Mineração no Brasil

Os projetos em mineração estão em expansão no Brasil e também no Rio Grande do Sul (RS), incluindo a parte denominada “metade sul” ou “região da Campanha” no bioma Pampa. Com atividades que abrangem a extração de minerais, como cobre, zinco e prata e a extração de chumbo para a exportação, os projetos em mineração nessa região surgem como a mais nova promessa de “desenvolvimento econômico” e “emprego”, após a implementação em larga escala da silvicultura. Atualmente, a possibilidade da instalação de uma mina junto ao bioma Pampa está gerando impasses entre empresa, grupos locais e pesquisadores em debates e audiências públicas, levando também a contestações junto ao Ministério Público Federal (MPF). E no Pluriverso de hoje trazemos essa discussão por uma perspectiva sociológica, apresentando as principais questões relativas ao debate da mineração no Brasil e no Bioma Pampa – RS atualmente. O programa contou com a presença do Profº Sérgio Botton Barcellos e da estudante do Curso de Ciências Econômicas Pâmela Killian ambos da FURG que compõem o Projeto de Pesquisa “Mineração no Bioma Pampa: Atores, Conflitos e Disputas socioambientais” do DIPEM. Também rolou música do Chico César “Reis do Agronegócio”, e uma dica de documentário “Serra Pelada A Lenda da Montanha de Ouro”.

Então acompanhe o Programa Pluriverso curtindo nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/programapluriverso/) e participe enviando perguntas, críticas e sugestões de temas!

Equipe do Programa Pluriverso

 

 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe uma resposta