Dicas de avaliação: como avaliar o andamento do curso

Por Roniel Sampaio Silva

O processo avaliativo é cumulativo, periódico e deve levar em conta muito mais os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Ele faz parte da rotina do professor de modo que todos os agentes são avaliados, formal ou informalmente. Neste sentido, o professor avalia os alunos, os alunos avaliam o professor e a eles próprios. Por fim,  todos e se autoavaliam. Um dos grandes problemas da avaliação é a unilateralidade que cega os envolvidos e geram muito mais culpa do que resultado. Neste formulário você vai aprender a fazer uma avaliação do processos educacional como um todo levando em conta todos os agentes citados.Creio que seja obrigatório fazer uma avaliação como essa pelo menos uma vez por ciclo.

professor apontando quadro

Como fazer?

Inicialmente, use esse quadro inspirado na Janela Johari para que as pessoas envolvidas avaliem como elas se enxergam e como os demais a enxergam. Faça uma avaliação tranquila e segura para que todos tenham liberdade de se expressar. Anote as palavras-chave relacionadas a cada fala no respetivo quadrante do quado 1.0.

1- É importante que comece perguntando a cada aluno, individualmente, os pontos positivos e negativos do professor.  Ao final desse ciclo, o professor se autoavalia.

2- Em seguida, cada aluno individualmente, avalia os pontos positivos e negativos da turna. Tão logo o aluno avalie a turma, tão logo ele avalia seus pontos positivos e negativos.

Ouvidos todos os alunos, busque fazer com eles uma problematização do quadro e das respectivas contradições. Por exemplo, se os alunos relataram o ponto negativo da turma é desinteresse pela e pela disciplina, então os pontos positivos que os alunos relataram para si não pode ser interesse pela matéria…por aí vai…

Quadro 1.0 – BALANÇO DE PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO PROFESSOR, TURMA E ALUNO

PositivosNegativos
Professor
Aluno
Turna


Além dessa avaliação avaliação mais aberta e geral você quiser uma avaliação mais detalhada e escrita, você pode optar por aplicar o formulário abaixo, no documento abaixo. 

Acesse aqui

[email protected]

Graduado em Ciências Sociais pela UFPI, mestre em Educação pela UNIR e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: