Usando uma charge e um pequeno texto para explicar o conceito weberiano de “ação social”

Por Cristiano das Neves Bodart

A proposta dessa postagem é demonstrar como é possível aliar cartoon e textos simples para ensinar conceitos da teoria sociológica. No caso que apresento, trata-se do conceito weberiano de ação social. Assim, mais uma vez, vamos usar a Sociologia para “brincar” com as interpretações possíveis de nosso cotidiano. Segue:

 

Cartoon:

ALEXANDRIA, Israel. , Salvador, 1997.

Texto:

Em uma situação como apresentada na charge, caso você faça o mesmo, diga a sua mãe que a culpa não é sua, mas sim de seus irmãos.

Possivelmente ela mandará você se explicar. Diga a ela que…

Mãe, nós somos seres integrados na sociedade e como tal, disse um cara chamado Max Weber, agimos a partir das ações dos outros. Ou seja, o que faço, faço a partir dos outros; no caso, de meus irmãos.  Quando comi todo o bolo, não o fiz pensando só em mim. Pensei na ação dos meus irmãos para projetar minha ação. Se meus irmãos não comessem bolo eu certamente não comeria todo o bolo de uma vez. Logo é culpa da ação futura dos meus irmãos, a qual me induz a projetar minhas ações. Max Weber chamou isso de “Ação Social Racional” (pensar, planejar antecipadamente o comportamento de acordo com os outros). Essa tal ação social racional pode ser motivada por valores, ou por fins. Por valores seria a ação da senhora que julga valorativamente que meus irmãos devem também comer do bolo. Já minha ação é motivada por fins, pelo objetivo final de comer tudo sozinho antes que meus irmãos façam o mesmo; isso porque a senhora nos ensinou que os jovens devem ter objetivos na vida.

Viu como – se Max Weber estiver certo – a culpa é de meus irmãos!

Dito isso, se eu estiver errado, reclame com o tal de Max Weber e não comigo (risos).

 

Cristiano Bodart Bodart

Graduado em Ciências Sociais, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e docente do Centro de Educação dessa mesma instituição de ensino. Fundador e editor do Blog Café com Sociologia. Pesquisa as temática "movimentos sociais" e "ensino de Sociologia".

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: