/

Trabalhando a temática PODER na sala de aula

Conceito de Poder 

Trabalhando a temática PODER na sala de aula

Por Cristiano das Neves Bodart*

 

Que tal alargar a noção que os alunos têm de poder e refletir sobre a importância do conhecimento? A sugestão aqui pretende indicar uma forma simples de abordar um tema presente nas relações cotidianas dos alunos, muitas vezes sem se dar conta dos formatos e interesses presentes nessas relações.

Despertar os alunos para compreender as relações de poder presentes em todas as esferas da vida social colabora para evidenciar um dos papeis do ensino de Sociologia: desnaturalizar as relações entre indivíduos. Dito isto, proponho uma sequência de 3 alunas para essa disciplina:

  • Conteúdo: Poder
  • Número de aulas: 3 aulas
  • Turma: Ensino Médio

Objetivo geral:

Objetivos específicos:

  • Entender o conceito de Poder em Michael Foucault
  • Conhecer as principais manifestações de poder
  • Identificar a presença do poder

 

Aula 1: O conhecimento dos alunos como ponto de partida

Materiais para a aula:

  • Papel cenário ou cartolina;
  • Tesouras;
  • Cola;
  • Revistas.

Utilizando os materiais acima, organize os alunos em grupos de 4 e solicite que busquem nas revistas gravuras e chamadas que evidencie a presença do “Poder”. Feito isto, peça que cada grupo apresente seu cartaz e explique duas coisas:

  1. O que é “poder” para eles e;
  2. De que forma o cartaz produzido representa espaços ou situações onde o poder está presente.

Após a apresentação, mantenha os cartazes expostos um do lado do outro. Feitas as exposições de todos os grupos, solicite a turma que escrevam no caderno o que seria o “poder”. Feito isso, comunique que na aula seguinte eles irão conhecer a ideia de um grande pensador do século XX: Michael Foucault.

 

Aula 2: Conhecendo as ideias de Michael Foucault em relação ao conceito de Poder

Materiais para a aula

Inicie a aula distribuindo o texto. Faça a leitura do mesmo em voz alta juntamente com os alunos. Feita a leitura peça aos alunos para (reunidos nos mesmos grupos formados anteriormente) discutir entre eles os principais pontos do texto, buscando destacar: O que é o poder? Para que serve ou é usado? Qual sua importância? Onde ele se faz presente?

Realizada a discussão, peça que eles anotem o que compreenderam dessas questões.

 

Aula 3: Compartilhando os novos conhecimentos

Materiais para a aula

  • Papel cenário ou cartolina;
  • Tesouras;
  • Cola;
  • Revistas.

Utilizando os materiais acima, organize os alunos nos mesmos grupos anteriores. Peca para que, após conhecer as ideias de Foucault, produza novamente os cartazes que evidencie a presença do “Poder”. Feito isso, cada grupo apresenta sua produção comparando-a com a primeira, explicando as diferenças e os motivos que os levaram a produzir um cartaz com algumas ou muitas diferenças.

Finalizadas as exposições, discuta (verbalmente) com os alunos “como o conhecimento expande nossa forma de enxergar as relações sociais” e “o papel da Sociologia escolar nesse processo”.

 

 

* Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). E-mail: cristianobodart@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

5 Comments

    • Oi Lívia, tudo bem?
      O texto é.
      FOUCAULT, Michel. Microfisica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2001. As palavras e as coisas, v. 8, 2002.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile