Dinâmica perguntas e respostas que pode ser utilizada por professores em sala de aula. Divertida e interativa, proporciona estratégias para estimular os estudantes de forma competitiva e saudável a se motivarem mais no estudo da sua disciplina.
Por Roniel Sampaio Silva
Sempre tive a curiosidade de fazer um jogo de perguntas e respostas, estilo “passa ou repassa”. Resolvi fazer a dinâmica uma vez que já estava trabalhando o texto “O que é sociologia” na aula anterior. Na ocasião pedi aos alunos que se reunissem em grupos e estabelecessem os tópicos frasais de cada parágrafo do texto. Então, resolvi promover uma competição entre os grupos para que eles aprendessem a importância de uma boa leitura e interpretação do texto para responder adequadamente ao que se pedia. Ao ingressar em sala, pedi novamente que se organizassem em grupo . Os grupos foram dispostos de maneira circular, e foram definidos como grupo “A”, “B”, “C”…etc.. Escrevi no quadro as regras do jogo:
Metodologia
1- Cada grupo tem um 60 segundos para responder o que se pede, caso o grupo não responda a pergunta corretamente, a vez será repassada para o grupo seguinte, de maneira circular até todos os grupos tenham oportunidade de tentar responder.
2- Um dos componentes do grupo deve escrever a resposta no papel para registrar a resposta que foi dita.
3- Um componente do grupo deve falar a resposta para a sala em voz alta.
4- Caso ninguém consiga responder, o professor irá explicar sobre o tópico.
Previamente, elabore questões sobre o texto e faça o sorteio das questões antes de perguntar ao grupo. Em seguida, tenha o cuidado de copiar no quadro as questões que se pedem no ato do sorteio.
Usei as seguintes questões, do texto “O que é sociologia”:
1- Qual a semelhança entre sociologia e senso comum?
2- Qual o objeto de estudo da sociologia?
3- Qual a diferença entre sociologia e senso comum?
4- Por que os temas da sociologia soa mais discutidos do que os temas da astronomia?
5- O que é imaginação sociológica?
6- Cite exemplos de mecanismos de controle da sociologia?
7- Qual o tema de estudo comum das ciências humanas?
Assim que terminamos a dinâmica perguntas e respostas, mostrei a importância de fazer uma leitura detalhada do texto, utilizando a estratégia dos tópicos frasais. A experiência foi muito positiva, sobretudo pela interatividade e dinâmica da aula.
O melhor de tudo nessa dinâmica é que ela serve para qualquer assunto, basta trabalhar um texto.
Uma sociedade movida por uma máquina de exclusão, tem como consequência as mais graves situações enfrentadas por uma massa excluída da participação de tudo, como:
Opções de pergunta 4:
distribuição de renda equitativativa e justa;
oportunidades sociais democratizadas;
desemprego em massa, salários aviltados e aumento da pobreza extrema;
oportunidades para todos que queiram participar dos bens da terra.
Salvar
oi
O que pode promover um processo de ideologização como formação de consciência crítica e de uma massa lúcida e dinâmica, será um processo educativo que, de fato, forme homens e mulheres que percebam o verdadeiro significado dos espaços históricos que ocupam e assumam o seu compromisso de cidadãos solidários com a construção de uma realidade mais justa e equitativa. Para isso, é preciso que:
Opções de pergunta 1:
os meios de comunicação continuem veiculando uma grade de programação recheada de conteúdos ridículos, alienantes e disseminadores de valores altamente discutíveis em seu significado deformador e medíocre;
as igrejas continuem se servindo das mensagens religiosas para manter as massas passivas e acomodadas, extorquindo-lhes os últimos recursos, em favor do enriquecimento de pastores e líderes espertos e vorazes;
que todos os aparelhos que formam opinião e educam o povo atuem de forma honesta e clara na veiculação de suas mensagens educativas e esclarecedoras da realidade. Assim, um povo lúcido e consciente, poderá fazer sempre as suas escolhas e desenvolver seus projetos individuais e coletivos em favor da melhoria da condição de vida de todos os habitantes do planeta;
as escolas continuem se constituindo em espaços onde a educação sucumba, cada vez mais, ao processo de mercantilização e formação de profissionais individualistas, gananciosos e sem nenhum compromisso social em suas práticas especializadas.
Uma das grandes propostas para promover a utopia de um novo homem e de uma nova sociedade, tendo a educação como uma força, por excelência, veio do educador Paulo Freire, com a sua Pedagogia do Oprimido. Considerando que a educação sempre foi um instrumento a favor dos poderosos, era preciso pensá-la e fazê-la a partir da ótica dos oprimidos. O que se entende por Pedagogia do Oprimido?
Opções de pergunta 2:
uma pedagogia que contempla os educandos emergentes das camadas mais privilegiadas da população;
uma pedagogia pensada a partir da realidade da massa humana dos excluídos e que precisam da educação como uma possibilidade de libertação sob todos os aspectos de sua condição de deserdados;
uma pedagogia que se caracteriza pelo seu método tradicional de educar, privilegiando exclusivamente a construção do conhecimento;
uma pedagogia baseada no conceito bancário de educação, isto é, em que somente o professor ensina e o aluno, desprovido de qualquer conteúdo, aprende de forma passiva e quieta.
Ao longo do período imperial – 1808 a 1889 – o sistema educacional brasileiro se prestou como produto de consumo das elites. O modelo econômico era agro-exportador, latifundiário, escravocrata e monocultural. Quem tinha acesso à educação eram os filhos dos coronéis. Esses não precisavam da educação para nada, a não ser como abrilhantamento pessoal e social, já que a terra não mudaria de dono. Houve, nesse período, um grande processo positivo de desenvolvimento cultural. Todavia, as ambiguidades do ponto de vista do acesso à educação por parte da sociedade emergente se mantiveram por que:
Opções de pergunta 3:
não somente os filhos dos coronéis tinham acesso à escola, mas todo cidadão, habitante da colônia, poderia escolher a escola que quisesse;
somente os filhos dos coronéis tinham acesso às escolas e à cultura, que era completada em viagens para a Europa na busca de títulos;
os jesuítas retornaram ao Brasil, já depois da independência de 1822, e procuraram educar também as massas populares emergentes;
Dom João VI, um homem culto, um pesquisador e um estudioso notável, procurou democratizar a escola brasileir
D
De acordo com o paradigma tecnológico, em que o supremo valor é o TER, no qual o próprio ser humano é reduzido à sua capacidade de produzir e consumir, o que realmente conta e vale são os seguintes valores:
Opções de pergunta 5:
solidariedade, partilha, acolhimento e cuidado do outro;
ganância, luxo, lucro, individualismo e competição;
alteridade, ética, justiça e amorização;
diálogo, entendimento, cooperação e ajuda.
De acordo com o paradigma tecnológico, em que o supremo valor é o TER, no qual o próprio ser humano é reduzido à sua capacidade de produzir e consumir, o que realmente conta e vale são os seguintes valores:
Opções de pergunta 5:
solidariedade, partilha, acolhimento e cuidado do outro;
ganância, luxo, lucro, individualismo e competição;
alteridade, ética, justiça e amorização;
diálogo, entendimento, cooperação e ajuda.