Como encerrar as atividades de ensino com chave de ouro

Por Roniel Sampaio Silva
O ano ou semestre letivo trazem uma série de cegueiras tanto para professor quanto para o estudante. A maioria dos conflitos estudante-docente é oriunda destas cegueiras que dificultam o crescimento profissional de todos os envolvidos no processo.
Pensando nisso, tive a experiência de aplicar uma avaliação em cada turma que leciono para que eu e os alunos pudéssemos enxergar-nos como agentes dentro do processo de ensino-aprendizagem. Visualizar as árvores e o bosque ao mesmo tempo e, eventualmente, perceber que há distorções na forma como nos vemos e a forma como vemos o contexto que ajudamos a compor.  A atividade teve como objetivo: problematizar a auto-percepção dos agentes sobre suas atuações e dos demais em sala de aula.
Na ocasião, compartilho os procedimentos da experiência.  Escreva no quadro a seguinte tabela:
Positivos
Negativos
Professor
Turma
Aluno
Pergunte a cada aluno os aspectos positivos e negativos de cada um dos itens acima. Deixe claro sua maturidade em receber críticas. Exija que os alunos sejam sinceros e procure criar um clima “leve” ou descontraído para o momento.  Faça a entrevista individualmente e anote os pontos negativos de cada item numa folha de papel, a qual apenas você tenha acesso inicialmente.
Ao final das entrevistas individuais, faça comentários sobre a sua atuação como professor e problematize as respostas dadas pelos alunos.  Esteja atento para problematizar a repetição das respostas e sua coerência com entre si. Por exemplo, pode acontecer da maioria dos alunos definirem seu ponto positivo como “interessado” e definir o ponto negativo da turma como “desinteressada”.
Como é possível que vocês, individualmente, definam-se como interessados e quando visualizem a turma como um todo, enxerguem como desinteressados? Os alunos não fazem parte da turma? Registre as respostas e aponte caminhos para que os alunos melhorem seu desempenho em sala e procure estabelecer estratégias para contornar seus pontos negativos como professor. Tal atividade tem proporcionado atividades de ensino mais proveitosa na medida em que os pontos negativos são superados.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile