Conteúdos de Sociologia no ENEM: discussão do conhecimento prévio

Em trabalhos anteriores, analisamos conteúdos de Sociologia no ENEM e as respectivas formas pelas quais a sociologia vem sendo cobrada nos vestibulares de algumas universidades em diferentes regiões brasileiras e no ENEM. Além do entendimento de que formas são essas, uma das conclusões a que chegamos foi a de que, no ENEM, dificilmente há o acionamento de conhecimento sociológico prévio para a resolução da prova. Entendemos que, por mais que a cobrança na redação e de modo interdisciplinar traga algum reconhecimento ao saber sociológico, a construção de questões que possam ir além da interpretação de texto é fundamental para a consolidação da sociologia no exame. Sendo assim, como continuidade de nossa reflexão, objetivamos, no presente trabalho, discutir, afinal, o que é esse conhecimento prévio, que pode ser entendido como conceitos, temas e teorias sociológicos. Mas quais são eles e como são cobrados na prática? Como sabemos, não há uma definição nacional dos conteúdos da sociologia, mas algumas propostas estaduais. Analisaremos quais são, segundo os editais das universidades, as matérias de sociologia presentes em alguns vestibulares, se é possível chegar a um mapa comum e se esse mapa é compatível ou não com os currículos mínimos estaduais. Para isso, analisaremos editais dos vestibulares em que a sociologia está presente e do ENEM.

Conhecimento prévio

Em trabalhos anteriores, comparando a forma como a sociologia é cobrada nos vestibulares e no ENEM, uma das conclusões a que chegamos foi a de que, neste último, dificilmente há o acionamento do que nos chamamos de conhecimento sociológico prévio para a resolução da prova. Com base nisso, buscamos neste trabalho fazer uma discussão sobre o que é, no caso especifico da sociologia, o conhecimento prévio a ser avaliado nos exames, chamado por Cerrí (2004) de elemento decisivo, no caso da história.
O conhecimento prévio passa pelos três recortes apontados pelas OCNEM pelos quais a sociologia poderia ser ensinada: conceitos, temas e teorias. Os parâmetros e as orientações curriculares deram algumas sugestões, mas preferiram deixar os professores elaborarem suas próprias propostas programáticas ou listas de conteúdos. Estas foram sendo influenciadas, pelo menos, pelos vestibulares, pelo EIVEM e pelos currículos mínimos.
Os vestibulares em que a sociologia é cobrada passaram a definir os conteúdos sociológicos que deveriam ser estudados pelos vestibulandos, o que acabou, de alguma forma, influenciando o trabalho dos professores. Os currículos mínimos dos diferentes estados definiram aquilo que deveria ser ensinado nas séries do Ensino Médio no âmbito das aulas de sociologia. Como vimos, por mais que haja diferenças entre os currículos mínimos dos estados e entre os programas dos vestibulares, é possível chegar a um mapa comum.
Já o ENEM não define os conteúdos, mas pelas provas precedentes é possível perceber aquilo que é cobrado. No caso da sociologia. dificilmente neste exame é exigido conhecimento prévio. Ela aparece contextualizando a questão para outra disciplina ou na forma de um texto a ser interpretado. Mas isso, já que o ENEM avalia competências e habilidades. afeta rodas as disciplinas ou é algo específico da sociologia? Um pouco dos dois. Nas demais disciplinas, algumas questões pedem conhecimentos prévios, ou seja, conteúdos pretéritos,  e outras podem ser resolvidas sem essa necessidade, por exemplo, pela interpretação de texto. O problema do raso especifico da sociologia que as questões, difere de vestibulares, acabam por não exigir um conhecimento prévio de seus conceitos, temas e teorias.
Isso talvez aconteça mais coma Sociologia — e com a Filosofia também — porque as demais disciplinas passaram por longos processos de consolidação de seus conteúdos escolares, de forma que, por mais que o ENEM esteja centrado em competências e habilidades, e valorize interdisciplinaridade, elas já têm um núcleo relativamente fixo de conteúdos reconhecidos como mus. Não é de se estranhar, portou., que para essas disciplinas, as editoras aio tenham dificuldade para produzir livros específicos preparando pana prova do ENEM, mesmo que esse Exame não defina a lista de conteúdos.
No caso da sociologia, as dificuldades se apresentam com maior intensidade, já que ela «chega ao vestibular em meio à interdisciplinaridade sem ter tido o mesmo tempo que as outras áreas para estabelecer a sua disciplinaridade” (FRAGA; MATIOLU, 2012), além de não contar com um conjunto consensual de conteúdos em nível nacional, pelo menos na fomo de um núcleo reconhecido de maneira mais abrangente.
Assim, dois caminhos se abrem a partir do presente trabalho de analisar conteúdos de Sociologia no ENEM, o primeiro é a proposta de urna agenda de pesquisa que se coloca a partir da relação estudada entre o ENEM e o ensino de sociologia. Para além de toda uma discussão sobre a presença da matéria no exame, é possível afirmar que ela pode ter efeitos práticos na conformação do currículo da disciplina para o ensino médio. Então, um caminho aberto por este trabalho é o de uma agenda com pesquisas que se ocupem desses efeitos práticos do ENEM na prática cotidiana de sala de aula, isto é, pesquisas que investiguem m a presença da sociologia no exame criou novas cobranças para professores, se aulas então formatadas de modo distinto desde então, ou se as expectativas da comunidade escolar sobre o professor se a disciplina de sociologia mudaram.
Nessa discussão sobre conhecimento prévio, levando em consideração a existência de um mapa comum entre os currículos estaduais e entre os programas dos vestibulares, as discussões acumuladas e até mesmo a inclusão, em 2012, da sociologia no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), talvez seja possível perguntar? estaria na hora de os professores e a comunidade interessada definirem nacionalmente um núcleo de conteúdos escolares que sejam reconhecidos como parte importante da sociologia na educação básica?

 

 

Versão em PDF

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

3 Comments

  1. Esta definição de sociologia e bem interessante de que sociologia e observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais ,e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social mas entretanto acho que a sociologia também estuda a sociedade por partes como se ela fosse estudada em jeitos e formas diferentes a cada parte estudada pois temos q ter algo apropriado para cada tipo de estudo que vamos fazer .

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile