/

Cruzadinhas para aulas de Sociologia

Uso de cruzadinhas nas aulas de Sociologia

Por Cristiano das Neves Bodart

Que tal usar Palavras Cruzadas (cruzadinha) como recurso complementar à aula? Sabe aquele aluno que sempre termina as atividades primeiro e depois fica conversando, tirando a concentração dos demais? Que tal ter em mãos uma atividade extra para ele? Indicamos neste post uma cruzadinha que servirá para revisar e fixar o que o aluno aprendeu; além de ser uma ótima forma de fazer com que os alunos ociosos não atrapalhem os demais em suas atividades.

Nossa sugestão são Palavras Cruzadas com conceitos da Sociologia já pronta. A Atividade está pronta, basta baixar AQUI e imprimir. É possível também baixar a cruzadinha com as respostas AQUI.

Faça algumas coisas, e tenha esse recursos sempre na bolsa. Pode ser útil a qualquer aula.

baixar AQUI

Depois que os alunos se familiarizarem com essa ferramenta é possível solicitá-los que produzam suas próprias cruzadinhas a partir dos conceitos sociológicos que eles conhecem ou mesmo a partir do conteúdo trabalhando naquele momento pelo professor. Certamente Palavras Cruzadas, além de ser um ótimo passa-tampo, é um recurso didático que, se usado de forma adequada, tornará as aulas mais atrativas (veja a dica desse vídeo) e proporcionará um momento de descontração e aprendizagem. 

Depois que os alunos se familiarizarem com essa ferramenta é possível solicitá-los que produzam suas próprias cruzadinhas a partir dos conceitos sociológicos que eles conhecem ou mesmo a partir do conteúdo trabalhando naquele momento pelo professor. Certamente a cruzadinha, além de ser um ótimo passa-tampo, é um recurso didático que usado de forma adequada tornará as aulas mais atrativas e proporcionará um momento de descontração e aprendizagem. Depois que os alunos se familiarizarem com essa ferramenta é possível solicitá-los que produzam suas próprias cruzadinhas a partir dos conceitos sociológicos que eles conhecem ou mesmo a partir do conteúdo trabalhando naquele momento pelo professor. Certamente a cruzadinha, além de ser um ótimo passa-tampo, é um recurso didático que usado de forma adequada tornará as aulas mais atrativas e proporcionará um momento de descontração e aprendizagem. 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile