//

Curso gratuito: Usos de canções no ensino de Sociologia + possível participação autoral em livro

CURSO LIVRE – ONLINE

Usos de canções no ensino de Sociologia + possível participação autoral em livro

Cristiano Bodart, doutor em Sociologia (USP) Professor do Programa de de Pós-Graduação em Sociologia (Ufal). Autor da obra “Usos de canções no ensino de Sociologia”(2021), lançado pela Editora Café com Sociologia.

Ementa: o curso tem por objetivo apresentar possibilidades práticas de utilização de canções como estratégias didáticas para o ensino de Sociologia, bem como refletir sobre as especificidades de ensinar Sociologia por meio de canções.

Público: professores(as) de Sociologia do ensino básico, estudantes de licenciatura em Ciências Sociais/Sociologia, graduados em Ciências Sociais/Sociologia, mestres ou doutores.

Expositor: Cristiano das Neves Bodart

Monitores: Caio dos Santos Tavares e Fabio Monteiro Moraes.

Inscrições: Encerrada

Vagas: 60 (ampliado – 100 inscritos) 

Datas: 04, 11 e 18 de abril de 2022 (segundas-feiras)

Horário: das 19h30 às 20h30

Valor: gratuito

Certificado: emitido pela Editora Café com Sociologia – 10 horas (3h de encontros e 7 horas de elaboração de atividade).

Referência básica

BODART, Cristiano das Neves. Usos de canções no ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021 – Recomendável a leitura prévia da obra, que pode ser adquirida AQUI

Cronograma
Data Tema Páginas da obra
04 de abril · Introdução ao uso de canções como estratégia didática na aula de Sociologia

· Usos da Sociologia da Música na escola

11 a 58
11 de abril · Usos de letras de canções no ensino de Sociologia

           Uso de canções do passado

           Usos de canções contemporâneas

59 a 106
18 de abril · Quando e como usar canções na aula de Sociologia

· Usos de canções como estratégia didática interdisciplinar

· Orientações para a produção da proposta de aula.

107 a 150
Metodologia do curso

Os encontros acontecerão via Teams Microsoft, com duração de até 1 hora cada encontro, os quais serão assim organizados: exposição do autor (até 40 minutos), com auxílio de slides, seguida de abertura para discussões (até 20 minutos). Ao fim dos encontros, os cursistas terão 20 dias para elaborar uma proposta de aula de Sociologia utilizando uma ou mais canções (a partir de modelo e orientações repassadas) – As melhores propostas irão compor um livro[1] físico a ser lançado pela editora Café com Sociologia ainda em 2022.

Sobre o livro coletânea derivado do curso

O livro será organizado por Cristiano das Neves Bodart, Caio dos Santos Tavares e Fabio Monteiro de Moraes e será constituído da seleção das propostas de aula de Sociologia utilizando uma ou mais canções produzidas pelos cursistas. Os(as) autores(as) selecionados deverão realizar os ajustes recomendados pelos organizadores e pela comissão científica da obra para que a produção seja aprovada em definitivo. Possivelmente será realizada uma reunião (previamente agendada) para orientações mais específicas referente a formatação e estrutura da proposta do livro.

 

 

 

Maceió, Alagoas, 20 de fevereiro de 2022

Cassiane da Conceição Ramos Marchiori

Editora Chefe

https://www.editoracafecomsociologia.com/

CNPJ 32.792.172/0001-31

 

 

[1] Não é obrigatório compor o conjunto de autores(as) do livro. Os(as) autores(as) terão assumirão apenas os custos com a revisão gramatical (5 reais por lauda).

 

 

 

 

Adquira AQUI

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

7 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile