Escolha racional, cooperação comunitária e poder público

Nos dias 21 a 24 de abril de 2011 terei o prazer de apresentar no Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais – Sudeste (ERECS – SE) uma pesquisa realizada em parceria com o professor, cientista social, Carlos Alberto da Costa. O evento será realizado na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
Segue abaixo o resumo do artigo que será apresentado no referido evento.

ESCOLHA RACIONAL, COOPERAÇÃO COMUNITÁRIA E PODER PÚBLICO

Cristiano das Neves Bodart
Carlos Alberto Costa

 

RESUMO
Quais as motivações capazes de conduzir os indivíduos a uma ação coletiva? Mais especificamente, quais os motivos que levam os indivíduos a participarem de mutirões em parceria com o poder público local para o provimento de obras de infraestrutura, como pavimentação? O presente artigo busca discutir, a luz da Teoria da Escolha Racional (TER), tais questões, tendo como estudo de caso a experiência que vem sendo desenvolvida em Piúma/ES, onde, por meio de mutirões comunitários, os moradores pavimentam suas ruas em parceria com o Poder Público Municipal. O procedimento adotado foi, além da revisão de literatura, a entrevista quantitativa/qualitativa a moradores e representantes do poder público local. Dentre os resultados obtidos, nos chamou a atenção o fato de que independente do nível de escolaridade, da renda ou de gostar ou não de política, o índice de participação comunitárias em tais mutirões foi de quase 100%. De acordo com esta pesquisa a motivação estaria claramente relacionada a dois fatores: a incredibilidade em relação aos políticos e o interesse individualista de residir em um bairro melhor equipado de serviços públicos, como
nos indica a TER. Embora a referida teoria tivesse esclarecido muitas questões levantadas, a mesma apresentou algumas limitações, as quais abordamos neste artigo.
Palavras-Chaves: Motivação; Ação Social; Obras de Infraestrutura; Escolha Racional.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile