Entrevista Francisco de Oliveira no Roda Viva

Entrevista Francisco de Oliveira ao programa Roda Viva em 2012 foi marcante para a sociologia brasileira. Em sua fala, Oliveira destacou a importância da sociologia para a compreensão da realidade social brasileira, e criticou a postura elitista e conservadora da intelectualidade brasileira.

Oliveira enfatizou a necessidade de uma sociologia crítica e engajada, que se coloque a serviço das lutas populares e dos movimentos sociais. Para ele, a sociologia deve ser uma ciência comprometida com a transformação social, e não uma disciplina neutra e distante da realidade.

Outro tema abordado por Oliveira foi a questão da desigualdade social no Brasil. Para ele, a concentração de renda e a falta de acesso aos direitos básicos são problemas graves que afetam milhões de brasileiros. Ele destacou que a luta pela justiça social é fundamental para a construção de um país mais justo e democrático.

A entrevista de Chico de Oliveira ao Roda Viva em 2012 é um importante registro de suas reflexões sobre a realidade brasileira e o papel da sociologia na transformação social. Suas ideias inspiraram muitos estudantes e pesquisadores a se engajar na luta por um país mais justo e igualitário.

O Roda Viva do dia 30/12/2013 recebeu o sociólogo Francisco de Oliveira para relembrar e analisar os principais acontecimentos de 2013.
Assista a Entrevista Francisco de Oliveira:

 

“O escritor e professor emérito da USP falou, entre outros assuntos, dos protestos que levaram milhões de brasileiros às ruas em junho deste ano, do julgamento do mensalão, da Copa do Mundo de 2014 e do acordo nuclear firmado entre Irã e potências mundiais como os Estados Unidos.
Participaram da bancada Glenda Mezarobba (cientista política), Carlos Guilherme Mota (historiador, professor do Mackenzie e professor emérito da USP), Fernando Rodrigues (colunista e repórter do jornal Folha de S. Paulo em Brasília), Ferréz (escritor, autor de Capão Pecado e Deus Foi Almoçar) e Paul Singer (economista e secretário Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego). O Roda Viva ainda contou com a participação do cartunista Paulo Caruso” (TV Cultura).

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile