Ícone do site Café com Sociologia

Intolerância gerando intolerância: reflexão sobre tempo de redes sociais

Intolerância gerando intolerância…

É sintomático o grau de intolerância que marcar a sociedade contemporânea. Movimentos e ações que supostamente criticam e lutam contra a intolerância repletos de ações intolerantes, agressivas e cheias de ódio. Movimentos que, em defesa de um grupo injustamente atacado, atacam veemente outros grupos. Como lutar contra a intolerância sem tolerância? Parece que a mesma arma de defesa tem sido usada para ataque!

Dias atrás li em um dos muros de São Paulo um grafite a frase “gentileza gera gentileza”, mas parece que na prática cotidiana a “intolerância tem levado à intolerância”.

Um caso que me chamou atenção foi a repercussão no Facebook de o caso ocorrido em Camaçari, onde dois irmão gêmeos que andavam abraçados teriam sido confundidos com homossexuais e agredidos por um grupo de rapazes. Um dos gêmeos morreu no local com vários golpes de pedra no crâneo.

A repercussão no Facebook é apenas um exemplo do que vem ocorrendo na sociedade. Um usuário criou uma imagem repudiando a ação, o que seria louvável, se não fosse a forma com que repudiou. A imagem possui um texto marcado pela intolerância religiosa. O pior é que tal postagem acabou sendo compartilhada por outros usuários da rede social, o que evidencia que muitos pensam e agem da mesma forma.

A postagem apontaria a religião como a raiz desse mal, porém o caso ocorrido não apresenta nenhum indício de ligação com a religião. Segue abaixo a imagem de intolerância e link para a cobertura jornalística do fato ocorrido.

Intolerância, gerando, intolerância…

Notícias jornalísticas ligadas ao acontecimento:
https://www.tribunahoje.com/noticia/31544/brasil/2012/06/28/abraco-de-irmos-acaba-em-ataque-homofobico-e-morte.html
https://www.tribunahoje.com/noticia/31544/brasil/2012/06/28/abraco-de-irmos-acaba-em-ataque-homofobico-e-morte.html
Sair da versão mobile