(DES)PREZADO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN (PSDB),
Nós, editores do Blog Café com Sociologia, vimos por meio dessa nota manifestar nosso repúdio a sua má fé. Não repudiamos apenas a sua crítica à FAPESP quanto aos investimentos daquele órgão em pesquisas de Sociologia, mas sua cínica incompreensão de que graças a Sociologia, e as demais Ciências Humanas, que seus argumentos não são facilmente “engolidos sem serem mastigados” por uma parcela significativa da população. Vide os estudantes da Rede Estadual de Ensino Médio que não aceitaram pacificamente seu “engodo” revestido de “restruturação da Rede Educacional”.
Repudiamos a sua má fé, porque sabemos que o senhor tem ciência de que a Sociologia é uma ameaça a suas ações politicas [preferimos, no seu caso, o termo politicagem] e suas propostas descabidas. O senhor sabe o qual útil tem sido a Sociologia nas mãos de marqueteiros políticos, mas deseja que esse saber esteja distante do “homem comum”, pois isso seria uma ameaça aos planos de muitos políticos profissionais como o senhor. Sem falar de pesquisas que tomam seu governo como objeto de estudo, não é (des)governador?
Não vamos escrever um texto com profundidade sociológica para lhe repudiar. Usamos aqui, com muito prazer, um ditado popular: senhor (des)governador, “vai ver se estamos na esquina!”
Ops! Não na esquina, mas no seu pé. O conhecimento sociológico estará, para sua infelicidade, sempre à serviço do esclarecimento dos fenômenos sociais, inclusive dos (des)mandos políticos. E não adiantará o senhor atacá-la como forma de defender seus interesses. Estaremos bem próximos… no seu pé.
Editores do Blog Café com Sociologia
Cristiano das Neves Bodart – doutor em Sociologia/USP
Roniel Sampaio da Silva – mestre em Educação/UNIR
Infelizmente o movimento atual da sociedade no sentido de um conservadorismo beirando aos extremos dá guarida a este tipo de atitude que, certamente, será traduzido em programa intensivo de governo. O PSDB fará a anti-história.
Este gobernador, como tantos otros estão a serviço dos próprios interesses. Inauguram obras mal acabadas ou o ridículo de inaugurar maquetes, contratos duvidosos. Socialismo conveniente é o que temos. Basta!✋
A sociologia analisa a sociedade para além da realidade imediata. Além disso, revela a estrutura de opressão, mostrando, aos cidadãos, a importância da conscientização política.
Essa corja não se conforma que o saber seja democratizado e socializado.
Fora Alckmin e toda sua corja de opressão.
Puxa, estava vendo aquele desenho acima na página, em que três senhores tomavam um cafezinho, e logo me surgiu uma dúvida. O líquido que eles estão tomando é o sangue de 100 milhões de vítimas que o comunismo/socialismo provocou só no século XX?
O que o “S” de PSDB significa?