/

O que é Antropologia visual?

A antropologia visual é uma área da antropologia que se concentra no uso de imagens e outros materiais visuais para compreender as sociedades humanas e as culturas. Isso inclui fotografia, filmes, vídeos, desenhos e outras formas de mídia visual.

A antropologia visual se baseia na ideia de que as imagens e os materiais visuais podem fornecer uma janela para as vidas, os pensamentos e as experiências das pessoas em diferentes sociedades e culturas. Ela também destaca a importância da visualidade na construção da identidade e da cultura e no processo de significação social.

Os antropólogos visuais trabalham com uma variedade de técnicas e métodos para analisar as imagens e os materiais visuais, incluindo análise de conteúdo, análise de representação e análise de discurso. Eles também podem utilizar entrevistas, observação participante e outros métodos de pesquisa para compreender o contexto em que as imagens foram criadas e o significado que elas têm para as pessoas que as criaram e as consumiram.

A antropologia visual é uma área importante da antropologia porque nos ajuda a compreender como as pessoas em diferentes sociedades e culturas se representam a si mesmas e ao mundo ao seu redor através da imagem. Ela também nos permite explorar como as imagens são utilizadas para transmitir ideias e valores e como elas podem ser usadas para promover mudanças sociais.

Em resumo, a antropologia visual é uma área da antropologia que se concentra no uso de imagens e outros materiais visuais para compreender as sociedades humanas e as culturas. Ela utiliza uma variedade de técnicas e métodos para analisar esses materiais visuais e é uma forma importante de compreender como as pessoas se representam a si mesmas e ao mundo ao seu redor.

 

Antropologia visual: O que você vê nesta imagem?

Algumas pessoas poderiam dizer que a pessoa que corre junto à polícia poderia estar sendo perseguido pelo agente. Isso porque nossa cultura, influenciada pelo racismo nos faz a ler as imagens com direcionado a um discurso que no caso está equivocado. Trata-se de uma propaganda da polícia de Londes: “Estamos recrutando policiais para nosso quadro policial. Neste sentido, a Antropologia visual não apenas estuda a produção cultural das imagens, mas também investida como nossa cultura direciona nosso olhar, reforçando estruturas.

 

Referências:

GODOLPHIM, Nuno. A fotografia como recurso narrativo: problemas sobre a apropriação da imagem enquanto mensagem antropológicaHorizontes Antropológicos, v. 2, n. 01, p. 161-185, 1995.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile