/

O que é envelhecimento?

o que é envelhecimento

Envelhecimento é um processo natural e inevitável que todos os seres humanos enfrentam ao longo da vida. É um fenômeno que não é apenas fisiológico, mas também psicológico e sociológico. A sociologia, enquanto ciência que estuda as relações sociais e o funcionamento das sociedades, tem um papel importante na compreensão do envelhecimento e de como ele é influenciado pelas estruturas sociais e culturais. Neste sentido, o corpo que envelhece é dotado de sentidos simbólicos que variam no tempo e no espaço, portanto, também é objeto de estudo da Sociologia.

O envelhecimento pode ser definido como o conjunto de mudanças que ocorrem no corpo e na mente ao longo do tempo. Estas mudanças podem ser físicas, como a diminuição da força muscular e da elasticidade da pele, ou psicológicas, como a diminuição da memória e da capacidade de aprendizado. O envelhecimento também pode ter um impacto nas relações sociais, pois as pessoas mais velhas podem enfrentar estereótipos e discriminação baseados em sua idade. Envelhecimento está relacionado com diversos aspectos sociais como o modo como a sociedade trata as pessoas em processo de envelhecimento ou a forma com a qual as políticas públicas acolhem o exclui grupo de pessoas que não se encaixam em nas expectativas relacionadas à produtividade que pode ser reduzido em função do envelhecimento.

Para a sociologia, o envelhecimento é um processo social que é influenciado por fatores culturais, econômicos e políticos. Por exemplo, as expectativas de vida variam amplamente entre diferentes sociedades e culturas, e são influenciadas por fatores como acesso a cuidados médicos, nutrição e condições de vida. O envelhecimento também pode ser afetado pelo status socioeconômico, pois as pessoas com renda mais alta tendem a ter uma expectativa de vida mais longa e a enfrentar menos desafios de saúde. Neste sentido, o conceito de “velho” pode ser diferente de acordo com o a sociedade, classe social e o momento histórico no qual o sujeito está inserido. Por exemplo, uma pessoa com 40 anos na idade média poderia ser considerado “idoso” na idade média, visto que a expectativa de vida era entre 30 e 44 anos.

Outro fator importante na compreensão do envelhecimento é o papel da família e da comunidade na vida das pessoas mais velhas. Muitas sociedades têm tradições e estruturas que promovem a solidariedade entre os membros mais velhos e mais jovens da família, enquanto outras sociedades têm instituições como asilos que fornecem cuidados para as pessoas mais velhas. Além disso, as redes de apoio social e a participação na comunidade podem ter um impacto positivo na saúde e bem-estar das pessoas mais velhas.

Em resumo, o envelhecimento é um processo complexo que é influenciado por uma ampla gama de fatores sociais e culturais. A sociologia pode ajudar a compreender como as sociedades percebem o corpo, em especial, das pessoas ditas “velhas”, bem como, o modo com o qual as a função social dos grupos envelhecidos.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile