Ícone do site Café com Sociologia

O que é migração?

o que é migração

O que é migração? A migração é um fenômeno complexo e multifacetado, que tem sido objeto de estudo de diversas disciplinas, tais como Geografia, Sociologia, Antropologia, Economia, entre outras. Segundo Golgher et al. (2004), a migração pode ser definida como o deslocamento de pessoas de um lugar para outro, seja dentro de um mesmo país ou entre países diferentes, em busca de melhores condições de vida, trabalho, estudo ou lazer.

Diante da importância desse tema, este artigo tem como objetivo apresentar de forma didática as principais características da migração, destacando as suas causas, consequências e teorias explicativas, a partir das contribuições de Golgher et al. (2004), Dias e Gonçalves (2007) e dos Santos et al. (2010).

Características da Migração

Esse é um fenômeno que pode ser observado em diversas escalas, desde as internas dentro de um mesmo país até as migrações internacionais. Além disso, tal deslocamento pode ter diversas causas, tais como a busca por trabalho, estudo, melhores condições de vida, questões políticas, guerras, entre outras.

De acordo com Dias e Gonçalves (2007), ela pode ser vista como uma estratégia de sobrevivência em contextos adversos, uma vez que as pessoas que migram geralmente o fazem em busca de oportunidades melhores do que as que estão disponíveis em sua região de origem. No entanto, tal deslocamento também pode ser vista como um processo complexo, que envolve não apenas a adaptação dos migrantes a novas condições de vida, mas também a sua interação com as pessoas e culturas locais.

Causas da Migração

Podem variar de acordo com o contexto histórico, econômico, político e social em que ela ocorre. De acordo com Golgher et al. (2004), algumas das principais causas da migração incluem:

Teorias Explicativas da Migração

Existem diversas teorias que buscam explicar as causas e os padrões da migração. De acordo com dos Santos et al. (2010), algumas das principais teorias incluem:

Sair da versão mobile