o que é processo de socialização?

O que é socialização
Foto: https://www.karballidostaffs.com
A pedido de um leitor do blog (iniciante em Ciências Sociais), buscarei explicar de forma simples e objetiva o conceito de socialização (a fim de que os iniciantes compreendam esse conceito).
Socialização é um processo pelo qual o indivíduo internaliza as regras sociais. É por meio desse processo que adquirimos cultura e nos diferenciando dos demais animais. A socialização pode ser entendida como um aprendizado social constante, pelo qual aprendemos a língua, os símbolos, as normas sociais, a usar objetos, a crer em determinadas coisas ou seres, a termos determinados tipos de sentimentos, etc.

Este é o processo de formação da identidade coletiva, sua identidade pessoal (papel) e personalidade (papel), e esse indivíduo socializado por sua vez torna-se uma ferramenta para manter e transformar a socialização dos outros, pois as pessoas socializadas também são sociais. Enquanto houver relacionamento interpessoal, esse tipo de interação e integração sempre existirá, e a socialização acontecerá.

O processo de socialização humana é um processo complexo que consiste em duas ou três etapas. Berger e Luckmann (2008) foram publicados originalmente no clássico de 1966 “The Social Construction of Reality” e os dividiram em duas partes: a primeira e a segunda. Porém, se considerarmos o momento em que os agentes passam a competir com regras e valores impostos, é possível pensar em três etapas. Uma pessoa é uma pessoa social, ou seja, não pode viver isolada de outra pessoa. Ele precisa viver com tantas outras pessoas quanto possível para formar sua própria personalidade e visão de mundo. Essa construção de sua própria personalidade e visão de mundo (embora o que ele tem seja comparado com sua equipe, não com sua própria visão), é justamente o processo de socialização.

Esse processo nos conduzirá a ver o mundo de uma determinada óptica cultural. Dependendo dos tipos de contatos sociais que tivermos teremos um determinado comportamento social.

Por que isso ocorre? Isso ocorre devido ao fato de a sociedade exercer certa pressão sobre os indivíduos para que não venham agir de forma diferente, a título de exemplo, temos as normas e as leis sociais.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

18 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile