/

O que é sociologia das organizações?

A sociologia das organizações é uma área da sociologia que se dedica ao estudo das organizações sociais, incluindo empresas, governos, associações, grupos religiosos e outros tipos de grupos formais e informais. A sociologia das organizações busca compreender como as organizações são estruturadas, como funcionam e como influenciam e são influenciadas.

Uma ramificação da Sociologia Aplicada é a Sociologia Aplicada à Administração, na qual são estudados os fenômenos que ocorrem nas relações sociais interna e externamente no ambiente das organizações. É estabelecida nesse ramo da sociologia a ponte entre a Sociologia e a Administração com a possibilidade da interligação dos conhecimentos das áreas e, consequentemente, da abordagem mais humana da gestão organizacional (BERNARDES; MARCONDES, 2001)

Uma das principais preocupações desse campo é com a relação entre as pessoas e as estruturas organizacionais. Por exemplo, como os indivíduos se adaptam às normas e expectativas da organização e como a organização, por sua vez, molda os comportamentos e atitudes desses indivíduos. Ela também estuda como as relações de poder e autoridade são estabelecidas e mantidas nas organizações e como elas afetam a tomada de decisão e a dinâmica de grupo.

Outro tema importante neste campo sociológico é a cultura organizacional, ou seja, os valores, crenças e comportamentos compartilhados pelos membros da organização. A cultura organizacional pode ser uma força unificadora, mas também pode criar barreiras para a inclusão e a diversidade. A sociologia das organizações estuda como a cultura organizacional é criada e mantida e como ela pode ser alterada.

Sociologia das organizações: Cultura Organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização. Ela é criada e moldada pelos líderes e pelos membros da organização e pode ter um impacto significativo na forma como a organização funciona e na maneira como os indivíduos se comportam e interagem uns com os outros.

A cultura organizacional é influenciada por muitos fatores, incluindo a história da organização, a missão e os valores da organização, a liderança e os comportamentos dos líderes, e as relações entre os membros da organização. A cultura organizacional pode ser tanto explícita, como regras e políticas escritas, quanto implícita, como normas e expectativas não escritas.

A cultura organizacional pode ter um impacto positivo ou negativo na organização. Por exemplo, uma cultura que valoriza a colaboração e o trabalho em equipe pode levar a uma maior eficiência e produtividade. Por outro lado, uma cultura que valoriza o individualismo e a competição pode levar a uma maior tensão e conflito entre os membros da organização.

A cultura organizacional também pode afetar a inclusão e a diversidade na organização. Por exemplo, uma cultura que valoriza a inclusão e a diversidade pode ser mais atraente para os candidatos de diferentes grupos étnicos, de gênero e de idade, o que pode levar a uma maior diversidade na organização. Por outro lado, uma cultura que é exclusiva ou que tolera o discriminação pode afastar os candidatos desses grupos e contribuir para a falta de diversidade.

Alterar a cultura organizacional pode ser um processo desafiador, pois envolve mudanças nos valores, crenças e comportamentos compartilhados pelos membros da organização. No entanto, mudanças na cultura organizacional podem ser necessárias para se adaptar a novas circunstâncias, como mudanças nas condições de mercado ou na tecnologia. Líderes e gestores podem trabalhar para alterar a cultura organizacional por meio de uma comunicação clara e consistente, modelagem de comportamentos desejáveis, e recompensas e consequências para o comportamento que reflete os valores da organização.

Em suma, sociologia organizacional é uma campo interdisciplinar que se aproveita de conceitos e teorias de outras áreas da sociologia, como a sociologia do trabalho, a sociologia da comunicação e a sociologia da educação, entre outras. Também é influenciada por outras disciplinas, como a psicologia, a administração de empresas e a economia. Em resumo, ela é uma área de estudo importante para compreender como as organizações funcionam, como são influenciadas e como influenciam.

Referências

BERNARDES, Cyro; MARCONDES, Reinaldo C. Sociologia aplicada à administração. São Paulo: Saraiva, 2001.

DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. São Paulo, Atlas, 2008.

ESTIVAL, Katianny. Sociologia Organizacional. Florianópolis: CAPES/UAB, 2015.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile