Site icon Blog Café com Sociologia

O que é Patrimônio Cultural?

Patrimônio cultural

O que é Patrimônio Cultural?

Fabio Costa Peixoto[2]

Este texto apresenta as linhas gerais do conceito de Patrimônio Cultural desenvolvido no capítulo publicado na obra “Conceitos e categorias do ensino de Sociologia, vol. 2 (BODART, 2021), o qual apresenta sua aplicação e uma sugestão para uma atividade didática sobre o tema. Tal conceito é de enorme amplitude e para compreende-lo decidiu-se o texto foi organizado da seguinte forma: apresentação da definição; seu desenvolvimento e a sugestão de atividade a ser realizada com os alunos.

Parte-se da definição de Patrimônio Cultural em que consiste em

[…] bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência a identidade, a ação, a memória de diferentes grupos formadores da sociedade brasileira como formas de expressão; os modos de expressão; os modos de criar, fazer e viver, as criações cientificas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados as manifestações artístico-culturais e os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagísticos, artístico, arqueológicos, paleontológico, ecológicos e científico (CF, 1988, p. 180).

No entanto, a partir da segunda metade do século XX, esta definição foi alterada, motivada principalmente pela atuação dos meios de comunicações, que o difundiram mais intensamente, estimulando sua utilização por grupos de tradicionalmente, eram excluídos.

A partir deste ponto, o conceito de Patrimônio Cultural foi incorporado por meio de práticas culturais de grupos subalternos como o negro, com o propósito de “recuperar” a sua histórica e incrementar a sua luta.

Por outro lado, realizou-se uma abordagem desse conceito através da discussão da existência de diversas regiões que resultam em diversos patrimônios culturais em suas singularidades locais.

No capitulo mencionado (PEIXOTO, 2021), foram disponibilizadas sugestões de bibliográficas gerais e mais especificas como forma de estimular o aprofundamento das questões discutidas neste artigo. Como último ponto, destaca-se a proposta de uma atividade de ensino em que o aluno possa descobrir e refletir sobre aspectos do patrimônio cultural de sua própria localidade. Desse modo, realizamos o convite para conhecer o capítulo “O que é Patrimônio Cultural?, assim como toda a obra.

Referências Bibliográficas

BODART, Cristiano das Neves. Conceitos e categorias do ensino de Sociologia, vol.2. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Artigo 216, § 1º. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>

PEIXOTO, Fabio. O que é Patrimônio Cultural. In: BODART, Cristiano das Neves. Conceitos e categorias do ensino de Sociologia, vol.2. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.

Como citar este texto:

PEIXOTO, Fabio. O que é Patrimônio Cultural? Blog Café com Sociologia. mar. 2021. Disponível em: https://cafecomsociologia.com/patrimonio-cultural/ 

Notas

[1] Texto derivado de “O que é Patrimônio Cultural?”, publicado em “Conceitos e categorias do ensino de Sociologia” (2021).

[2] Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e Docente do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Muriaé.

 

Versão em PDFAQUI

Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo:

 

Sair da versão mobile