Poker e cultura popular: As 5 melhores músicas relacionadas ao jogo

Poker e cultura popular: As 5 melhores músicas relacionadas ao jogo

O poker ressoa entre um público mais amplo do que apenas os jogadores, por isso vem ganhando cada vez mais espaço na cultura popular do mundo inteiro, principalmente na casa dos brasileiros. O poker online é extremamente divertido e cômodo, já que não é necessário nem sair de casa para jogar poker Texas Holdem (por exemplo), com vários competidores de qualquer parte do mundo e a qualquer hora do dia e da noite!

O espaço do poker na cultura é bem apoiado por sua aparição frequente em contextos tipicamente não relacionados a ele mesmo, como filmes, histórias, romances, peças de teatro, programas de televisão e rádio, pinturas e outros lugares.

E uma das maneiras mais interessantes pelas quais o poker encontra seu caminho no mainstream é através da música popular, com muitos exemplos de músicas com temas relacionados ao poker ao longo das décadas.

Aqui estão as 5 músicas mais populares de todos os tempos, as quais obtiveram sucesso não apenas entre os jogadores de cartas, mas de um modo geral. Esta lista é restrita a músicas que alcançaram um sucesso comercial significativo e que tem a ver com o poker:

  1. Bert Williams, “The Darktown Poker Club” (1913)

The Darktown Poker Club“, do artista de Vaudeville Bert Williams, é de pouco mais de cem anos atrás. O primeiro americano negro a estrelar na Broadway, Williams co-escreveu a música para o Ziegfield Follies, cuja inspiração veio em parte das histórias de Henry Guy Carleton sobre o fictício Thompson Street Poker Club da década de 1880. O comediante Phil Harris aproveitou o sucesso com uma versão cover na década de 1940, assim como o ator country Jerry Reed com uma versão intitulada “The Uptown Poker Club” em 1973.

  1. T. Texas Tyler, “O Baralho de Cartas” (1948)

O cantor e compositor country T. Texas Tyler teve uma série de hits durante as décadas de 1940 e 1950, com a faixa “The Deck of Cards” sendo a mais famosa. A música – que alcançou a segunda posição nas paradas do país em 1948 – conta a história de um soldado sendo pego jogando cartas na igreja e enfrentando punição de um oficial superior. O soldado então argumenta, dizendo que, de fato, ele não estava disposto a jogar uma mão de poker, mas reafirmando sua fé com as cartas. Aqui está a música original, com um vídeo ajudando a mostrar visualmente como o baralho do soldado o serviu “como uma Bíblia, um almanaque e um livro de orações”.

  1. Elvis Presley, “Viva Las Vegas” (1964)

Elvis Presley já era um ícone da música pop e celebridade internacional quando estrelou o musical Viva Las Vegas, de 1964, seu 15º filme. A música-tema do filme, co-escrita por Doc Pomus e Mort Shuman, combina bem com o personagem de Presley, Lucky Jackson, comemorando as emoções ininterruptas de Las Vegas. Desejando que “houvesse mais de vinte e quatro horas no dia” para desfrutar de “blackjack, poker e roleta” – para não mencionar as “mil mulheres bonitas esperando lá fora” – o ritmo cativante da música é um tanto quanto irresistível e fez o maior sucesso, alcançando o top 30 da Billboard Hot 100 da época.

  1. The Eagles, “Desperado” (1973)

Os Eagles dominaram as rádios na década de 1970, com seu segundo LP Desperado e a turnê que o acompanhava, confirmando seu status de líderes do soft rock. O álbum é composto por várias faixas com temas do Velho Oeste, com a música-título contando a história de um cowboy cansado de jogar cartas, cujas tribulações parecem refletir a de uma banda exausta. Os integrantes da banda também jogavam muito poker naqueles dias, até inventando um jogo chamado “Eagle Poker.” Embora não tenha sido lançada como single até a morte de Glenn Frey, a música tem sido um elemento básico do “rock clássico”.

  1. Lady GaGa, “Poker Face” (2008)

Finalmente, talvez o maior sucesso relacionado à poker nessa lista seja o hit dançante de Lady GaGa, “Poker Face”, de seu álbum de estréia em 2008, The Fame. Com letras carregadas de conteúdo sexual, a música ajudou a levar Lady GaGa para a fama internacional, liderando as paradas em mais de duas dúzias de países diferentes, incluindo o Billboard Hot 100, onde permaneceu na parada por 40 semanas. Owen Laukkanen escreveu: “parece que de fato a geração do YouTube encontrou seu hino de poker”. Clique aqui e assista o vídeo ousado, visto por mais de 730 milhões de pessoas desde que foi publicado em 2009.

Da música à TV, dos filmes aos livros, o mundo do poker aparece constantemente na mídia em geral e o poker online se tornou acessível para as novas gerações de fãs, demonstrando que não é apenas um simples jogo, mas um belo complemento de entretenimento.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /www/wwwroot/cafecomsociologia.com/wp-content/themes/composs/includes/single/post-tags.php on line 10
Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: