O que é relativismo cultural

O relativismo cultural é uma corrente filosófica que defende a ideia de que as crenças, valores e práticas culturais de uma sociedade devem ser compreendidas e julgadas em seu próprio contexto, sem a interferência de valores ou padrões universais.

Segundo o relativismo cultural, não existe um padrão absoluto de certo e errado, bom ou mau, que seja válido para todas as culturas. Cada sociedade possui sua própria visão de mundo e seus próprios valores, que devem ser respeitados e compreendidos em sua especificidade.

Essa corrente de pensamento surgiu em um contexto de crítica ao colonialismo e ao imperialismo, que impuseram valores e padrões culturais europeus a outras sociedades. O relativismo cultural busca valorizar a diversidade cultural e combater o etnocentrismo, que é a tendência de julgar outras culturas a partir dos valores da própria cultura.

Porém, o relativismo cultural também é alvo de críticas. Algumas correntes filosóficas defendem que, ao negar a existência de valores universais, o relativismo cultural pode justificar práticas culturais que são moralmente condenáveis, como a mutilação genital feminina, a escravidão ou o genocídio. Para essas correntes, existem certos valores e direitos humanos que devem ser respeitados em todas as culturas, independentemente de suas especificidades culturais.

Além disso, algumas críticas apontam que o relativismo cultural pode levar à paralisia moral e à indiferença diante de práticas culturais injustas ou opressivas. Se tudo é relativo, como podemos julgar ou criticar práticas culturais que consideramos moralmente condenáveis? Nesse sentido, o relativismo cultural pode se tornar uma desculpa para a inação e a neutralidade diante de questões éticas e políticas importantes.

Apesar das críticas, o relativismo cultural ainda é uma corrente filosófica relevante e influente na sociologia e na antropologia. Ele nos lembra da importância de respeitar a diversidade cultural e de evitar julgamentos precipitados ou preconceituosos sobre outras culturas. Ao mesmo tempo, devemos estar atentos às implicações éticas e políticas das práticas culturais e aos valores e direitos humanos que devem ser respeitados em todas as culturas.

Relativismo cultural: um conceito antropológico

 

Membro da Tribo de L’omo, Etiópia.
Tal relativismo é fruto do reconhecimento da incapacidade de mensurar a cultura de um grupo, assim como manifesta-se como uma crítica as abordagens evolucionistas, segundo as quais sociedades e culturas podiam ser classificadas das primitivas às avançadas. O relativismo social foi desenvolvido no seio da antropologia social, buscando romper com as comparações e a utilização de critérios independentes para emitir juízo de valor. Assim a cultura só pode ser considerada dentro de seu próprio contexto cultural.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile